Oscar 1933, um Grande Hotel cheio de estrelas
(Helen Hays)
5º Oscar
1 9 3 3
A quinta
cerimônia de entrega dos Academy Awards apresentada pela Academia de Artes e
Ciências Cinematográficas, premiou os melhores atores, técnicos e filmes de
1932, no dia 18 de novembro de 1932, em Los Angeles e teve como mestre de
cerimônias Conrad Nagel.
Esta
edição foi marcada pelo primeiro - e até agora único - empate na categoria de
Melhor Ator: Fredric March, de ‘O médico e o monstro’ e Wallace Beery, por ‘O
campeão’. Trinta e sete anos depois, a história se repetiu, desta vez para
Melhor Atriz: Katharine Hepburn, ‘O leão no inverno’ empatou com a novata
Barbra Streisand, por seu primeiro papel no cinema com o musical ‘A garota
genial’. As duas tiveram exatamente o mesmo número de votos: 3030.
O
terceiro ator indicado foi Alfred Lunt. Ele teve sua única indicação ao Oscar.
Era um grande ator da Broadway. O esforço cinematográfico de maior sucesso de
Lunt foi o filme de comédia "The Guardsman" (1931). No filme, um
marido ciumento cria uma segunda identidade para conquistar sua esposa, e ela
joga junto. Lunt desempenhou o papel de marido e Lynn Fontane o papel de
esposa. Foi um sucesso de crítica, mas não particularmente bem sucedido nas
bilheterias. Lunt se aposentou oficialmente dos palcos em 1958, aos 66 anos.
Sua última aparição no cinema foi o filme de televisão "The Magnificent
Yankee" (1965), onde interpretou o juiz da Suprema Corte dos Estados
Unidos Oliver Wendell Holmes Jr. (1841-1935). Lunt passa seus últimos anos de
aposentadoria em sua casa de verão "Ten Chimneys" em Genesse Depot.
Ele morreu em agosto de 1977, cerca de uma semana antes de seu 85º aniversário.
A causa da morte foi câncer. Fontane permaneceu em "Ten Chimneys" até
sua própria morte em 1983. Ten Chimneys foi posteriormente convertida em
uma casa-museu e um centro de recursos para teatro. Lunt casou-se com Lynn
Fontanne, atriz indicada esse ano ao Oscar.
Este
foi o primeiro ano em que a cerimônia foi transmitida em rádio por todo os EUA.
"Grande
Hotel" é o único vencedor de Melhor Filme que não recebeu outras
indicações nas categorias da premiação. Seja como for, a obra, de grande
sucesso na época, é um daqueles poucos filmes que podem se gabar de ter criado
um subgênero dezenas de vezes repetido e que muitas delas o espectador nem
percebe: as narrativas independentes, mas que tangenciam em maior ou menor grau
e que se passam em apenas um grande ambiente, em muitos casos efetivamente um
hotel. É por isso que Goulding dá tanta atenção ao hotel que intitula sua obra,
e que antes fora uma peça montada na Broadway, transformando-o efetivamente em um
imponente e suntuoso personagem, com seu lobby de piso quadriculado branco e
preto, sua recepção inusitada em formato circular, seu vão central também
circular que permite uma visão geral do hotel, o elevador vasto que faz uso de
iluminação em material translúcido para fazer a mímica de movimento, além do
movimentado mini lobby visto no andar onde grande parte da ação é concentrada.
Todas
as três indicadas a melhor atriz eram da MGM - era a primeira vez que isso
havia ocorrido. O filme ‘Grand Hotel’ também era da MGM. As categorias de
Melhor Ator, Atriz e Diretor tinham apenas 3 indicados cada. Enquanto que a
categoria de Melhor Filme totalizou 8 indicados.
‘Médico
e amante’ de John Ford, recebeu 3 indicações. Baseado em um romance de Sinclair
Lewis "Martin Arrowsmith". ‘Arrowsmith’ é o título em inglês. Um
pesquisador médico é enviado para um surto de peste, onde deve decidir
prioridades para o uso de uma vacina. O primeiro filme sonoro americano a
apresentar um personagem negro ("Dr. Oliver Marchand" interpretado
por Clarence Brooks) com um diploma universitário que fala inglês perfeito, não
embaralha e não age da maneira estereotipada usual em que os negros eram
retratados em Filmes de Hollywood na época.
‘Depois
do casamento’ recebeu 3 indicações. O diretor foi Frank Borzage. Borzage é um
cineasta cuja reputação diminuiu e fluiu de forma bastante dramática ao longo
do tempo. E talvez não surpreendentemente. Sua obra representa, ainda mais
claramente que a de Ford ou Capra, uma combinação de tudo o que há de melhor e
de pior no cinema norte-americano. No final dos anos 20 e início dos anos 30,
ele era visto como a esperança mais brilhante do cinema americano e
provavelmente merece o prêmio de ser o vencedor do Oscar mais imerecido do que
qualquer outro antes do advento de Ang Lee. Posteriormente, sua reputação
despencou (assim como a qualidade de seus filmes), mas agora ele está mais uma
vez em alta estima da crítica, pelo menos em relação a seus primeiros filmes.
Mas mesmo estes são um grupo misto variado. Há filmes de Borzage que admiro
muito, há vários que acho irritantes (a maioria dos filmes de Gaynor-Farrell),
mas esse filme de 1931 em particular eu detesto.
‘O
campeão’, filme mais popular e lacrimoso da temporada, foi dirigido por King
Vidor, um dos 3 diretores indicados naquele ano. O filme recebeu 4 indicações.
Sua roteirista foi a primeira mulher a vencer o Oscar de melhor roteiro.
Wallace Beery, protagonista, teve um voto a menos do que Fredric March, seu
concorrente no Oscar de 1931/1932 a melhor ator, mas as regras da época
consideravam qualquer um com um ou dois votos a menos que o líder como estando
empatado. Então, ambos receberam prêmios da Academia.
‘Sede
de escândalo’, de Mervyn LeRoy, só foi indicado a melhor filme.
‘Uma
hora contigo’ era uma produção da Paramount Pictures, com direção do mestre
Ernst Lubitsch, com o astro francês Maurice Chevalier e Jeanette MacDonald. Uma
ingênua fábula sobre casamento, traição e divórcio. Assunto na moda naquela
época. Outro concorrente somente na categoria de melhor filme.
‘O
expresso de Shangai’ era a quarta colaboração da atriz Marlene Dietrich com o
diretor Joseph Von Stemberg. A história era baseada em um romance de Harry
Hervey, não publicado. Recebeu 3 indicações e venceu em fotografia.
‘O
tenente sedutor’ era outro filme de Ernst Lubitsch, e da Paramount, que também
só recebeu a indicação para melhor filme.
Um
grande filme que marcou época, mas que foi esnobado na categoria principal, foi
‘O médico e o monstro’, também da Paramount, com direção de Rouben Mamoulian,
indicado para ator, fotografia e roteiro adaptado. Também contava com Maurice
Chevalier e Claudette Colbert.
O ano
de 1932 marcou pela inclusão de categorias de curtas-metragens em 3 espécies:
animação, comédia e novidade. Aconteceu algo singular na estrega do prêmio de
curta-metragem de novidade. Mack Sennett, ao saber que seu filme havia perdido
para ‘Swing high’ por apenas 3 votos, protestou com o presidente da Academia. O
Secretário Executivo, então, ordenou uma nova contagem de votos, e
inesperadamente, o filme de Sennett sagrou-se vencedor. Sennett era fomoso por
ser produtor de curtas na Companhia que fundou com Adam Kessel e Charles
Bauman, a Keystone Film Company, responsável pelo descobrimento de
Charlie Chaplin. Juntos, fizeram muitos curtas. Sempre comédias. Em 1932, foi
para a Paramount dirigir curtas com W.C. Fields e musicais com Bing Crosby. Ele
recebeu 2 indicações nesse ano para dois curtas, um de comédia e outro de
novidade. Recebeu um Oscar Honorário em 1938 e foi morar no Canadá.
Walt
Disney fez sua estreia no prêmio deste ano. Foi indicado com 2 curtas de
animação, sagrando-se vencedor pelo curta do Mickey Mouse. Disney ganhou um
Prêmio Honorário pela criação do personagem Mickey Mouse.
Francis
Marion recebeu seu segundo Oscar com o melhor roteiro do ano por ‘O campeão’.
Percy Heath, roteirista de ‘O médico e o monstro’, faleceu precocemente em
fevereiro de 1933.
Um
grande produtor venceu seu primeiro Oscar nesse ano: Hal Roach. Roach recebeu
uma pequena herança e começou a produzir, dirigir e escrever uma série de
comédias curtas, sob a bandeira de Phun Philms (logo mudou para Rolin,
que durou até 1922), estrelado por Lloyd no início de 1915. Com tremendo
esforço, a qualidade melhorou o suficiente para ser financiada e distribuída
nominalmente pela Pathé, que comprou o produto de Roach. A Hal Roach
Productions tornou-se uma entidade única em Hollywood. Funcionava como uma
espécie de estúdio boutique paternalista, lançando um número surpreendente de
séries de curtas extremamente populares e um punhado de recursos. A qualidade
raramente era comprometida e seus funcionários eram tratados como seu ativo
mais valioso. Quando completou 25 anos em 1917, Roach era rico e passava cada
vez mais tempo longe de seu estúdio. Viajou muito pela Europa. No início da
década de 1920, ele eclipsou Mack Sennett como o "Rei da Comédia" e
criou muitas das séries de quadrinhos mais memoráveis de todos os tempos. Estes
incluíram a equipe de Stan Laurel e Oliver Hardy, Charley Chas, Edgar Kennedy,
'Snub' Pollarde, especialmente a longa série ‘Our Gang’ (AKA "The Little
Rascals" na distribuição de TV). A Pathé, que distribuía seus filmes,
encerrou suas operações nos Estados Unidos depois que seu representante
doméstico, Paul Brunet, retornou à França em 1927. Mas Roach conseguiu um
acordo ainda melhor com a MGM (sua principal concorrente, Mack Sennett, também
foi distribuído pela Pathé, mas ele não conseguiu fechar um acordo, declarando
falência em 1933). Nos onze anos seguintes, Roach reforçou os resultados da
MGM, embora o acordo tenha sido provavelmente mais benéfico para Roach. Em
meados dos anos 30, Roach se apaixonou inexplicavelmente por 'Benito Mussolini'
e procurou garantir uma aliança comercial com o complexo cinematográfico
recém-concluído do ditador fascista, Cinecittà. Em setembro de 1937, o filho de
Il Duce, Vittorio Mussolini, visitou Hollywood e o estúdio de Roach deu uma
festa luxuosa comemorando seu aniversário de 21 anos. Logo depois, o governo
italiano assumiu uma postura cada vez mais antissemita e, em retribuição, o
presidente da Leow, Nicholas Schenck, cancelou seu acordo de distribuição.
Roach assinou um contrato adequado com a United Artists em maio de 1938 e
redimiu seu recorde anterior de fracassos de longa-metragem com uma série de
grandes sucessos: ‘A Dupla do Outro Mundo’ (1937) (e suas sequências menores),
o prestigiado ‘Carícia Fatal’ (1939) e, mais significativamente, ‘O Despertar
do Mundo’ (1940), que se tornou o filme mais lucrativo do ano. Apesar da
condenação quase unânime de seus colegas da indústria, Roach se recusou
obstinadamente a reexaminar suas atitudes sobre suas relações com Mussolini,
mesmo após a Segunda Guerra Mundial (ele orgulhosamente exibiu um retrato
autografado do ditador em sua casa até sua morte). Na década de 1950, ele
estava produzindo principalmente para a televisão (‘My Little Margie’ (1952), ‘Blondie’
(1957) e ‘The Gale Storm Show: Oh! Susana’ (1956), por exemplo). Sua vontade de
mergulhar na produção de TV foi contra a maioria dos grandes estúdios de
Hollywood da época. Ele tentou se aposentar, mas seu filho, Hal Roach Jr.,
provou ser um empresário inepto e levou o estúdio à beira da falência em 1959.
Roach voltou e se concentrou no aluguel de instalações e no gerenciamento dos
direitos de TV de seu catálogo de filmes. Em 1983, sua empresa desenvolveu o
primeiro processo de colorização digital bem-sucedido. Roach então se tornou produtor
de muitas séries de TV no Disney Channel, e sua empresa ainda produz a maioria
de seus filmes e vídeos. Ele morreu pacificamente pouco antes de seu 101º
aniversário, contando histórias até o fim.
Indicados
e vencedores
Melhor Filme
‘Grand Hotel’ - MGM
‘Médico e amante’ – Samuel
Goldwyn Studios
‘Depois do casamento’ – Frank
Borzage Production
‘O campeão’ - MGM
‘Sede de escândalo’ – Warner
Brothers
‘Uma hora contigo’ – Paramount
Pictures
‘O expresso de Shanghai’ – Paramount
Pictures
‘O tenente sedutor’ – Paramount
Pictures
Melhor Diretor
Frank Borzage por ‘Depois do casamento’ (venceu 2 prêmios, por ‘Sétimo céu’ em 1929 e ‘Depois do casamento’ em
1932 – faleceu em 1962 aos 68 anos)
King Vidor por ‘O campeão’ (ganhou
um Prêmio Honorário em 1979; foi indicado 5 vezes, por ‘A turba’ em 1929;
‘Aleluia’ em 1930; ‘A cidadela’ em 1939; ‘Guerra e paz’ em 1957 – faleceu em
1982 aos 88 anos)
Josef von Sternberg por ‘O
expresso de Shangai’ (indicado por ‘Marrocos’ em 1931 – faleceu em
1969 aos 75 anos)
Melhor Ator (empate)
Fredric March por ‘O médico e o monstro’ (venceu outro Oscar por ‘Os melhores anos de nossas vidas’ em 1947; foi
indicado por ‘A família real da Broadway’ em 1931; ‘Nasce uma estrela’ em 1938;
‘A morte do caixeiro viajante’ em 1952 – faleceu em 1975 aos 77 anos)
Wallace Beery por ‘O campeão’ (indicado por ‘O
presídio’ em 1930 – faleceu em 1949 aos 64 anos)
Alfred Lunt por ‘Só ela sabe’ (única
indicação – faleceu em 1977 aos 84 anos)
Melhor Atriz
Helen Hayes por ‘O pecado de Madelon Claudet’ (venceu dois prêmios, por ‘O pecado de Madelon Claudet’ em 1932; e como
coadjuvante por ‘Aeroporto’ em 1971 – faleceu em 1993 aos 92 anos)
Marie Dressler por ‘Emma’ (indicado
por ‘O lírio do lodo’ em 1931 – faleceu em 1934 aos 65 anos)
Lynn Fontanne por ‘Só ela
sabe’ (única
indicação – faleceu em 1983 aos 95 anos)
Melhor História Original
‘O campeão’ - Frances Marion (venceu outro Oscar
por ‘O presídio’ em 1930; foi indicada por ‘O pugilista e a favorita’ em 1934 –
faleceu em 1973 aos 84 anos)
‘Homem de peso’ - Grover Jones
(indicado
por ‘Lanceiros da Índia’ em 1936 – faleceu em 1940 aos 46 anos) e
William Slavens McNutt (indicado por ‘Lanceiros da Índia’ em 1936 –
faleceu em 1938 aos 52 anos)
‘O preço do dever’ - Lucien
Hubbard (indicado
por ‘As mulheres enganam sempre’ em 1931 – faleceu em 1971 aos 83 anos)
‘Hollywood’ - Adela Rogers St. Johns (única indicação – faleceu em 1988 aos 94 anos) e Jane Murfin (única
indicação – faleceu em 1955 aos 70 anos)
Melhor Roteiro/Argumento
‘Depois do casamento’ - Edwin J. Burke (única indicação e vitória – faleceu em 1944 aos 55 anos)
‘Médico e amante’ - Sidney
Howard (venceu
por ‘E o vento levou’ em 1940; foi indicado por ‘Fogo de outono’ em 1937 – faleceu
em 1939 aos 48 anos)
‘O médico e o monstro’ - Percy
Heath (única
indicação – faleceu em 1933 aos 49 anos) e Samuel Hoffenstein (indicado
por ‘Laura’ em 1945 – faleceu em 1947 aos 56 anos)
Melhor Curta-metragem de
Comédia
‘Dois músicos desafinados’ - Hal Roach (venceu outro Oscar pelo curta-metragem ‘Bored of Education’ em 1937;
ganhou um Prêmio Honorário em 1984; foi indicado pelo curta-metragem em comédia
‘Tit for Tat’ em 1936 – faleceu em 1992 aos 100 anos)
‘The Loud Mouth’ - Mack Sennett
(venceu
um Oscar neste ano por ‘Wrestling swordfish’; ganhou um Oscar Honorário em 1938
– faleceu em 1960 aos 80 anos)
‘Scratch-As-Catch-Can’ - Mark
Sandrich (única indicação – faleceu em 1945 aos 44 anos)
‘Stout Hearts and Willing
Hands’ (esse
curta foi anunciado como indicado, mas antes da votação final, foi
desqualificado e substituído por ‘Scratch-As-Catch-Can’)
Melhor Curta-metragem/Inovação
‘Wrestling Swordfish’ - Mack Sennett (ganhou
um Oscar Honorário em 1938; foi indicado por ‘The loud mouth’ neste mesmo ano
na categoria de curta de comédia – faleceu em 1960 aos 80 anos)
‘Screen Souvenirs’ – Paramount
Pictures
‘Swing High’ – Jack Cummings
(MGM) (foi
indicado como produtor de ‘Sete noivas para sete irmãos’ em 1955 – faleceu em
1989)
Melhor Animação em
Curta-metragem
‘Flores e árvores’ - Walt Disney (ganhou um Prêmio
Honorário pela criação do Mickey Mouse em 1932; outro Prêmio Honorário pela
criação do desenho animado em longa-metragem ‘Branca de neve e os sete anões’
em 1939; Prêmio Honorário pela realização do filme ‘Fantasia’ em 1942; Prêmio
Irving G. Thalberg em 1942; venceu 22 prêmios, por ‘Flores e árvores’ em 1932;
‘Os três porquinhos’ em 1934; ‘A tartaruga e a lebre’ em 1935; ‘Três gatinhos
órfãos’ em 1936; ‘Primo da roça’ em 1937; ‘O velho moinho’ em 1938; ‘Ferdinando
o Touro’ em 1939; ‘O patinho feito’ em 1940; ‘Me dê uma pata’ em 1942; ‘A face
do Fuher’ em 1943; ‘Seal Island’ em 1949; ‘O vale do castor’ em 1951; ‘Nature's
Half Acre’ em 1952; ‘Water birds’ em 1953; ‘O deserto vivo’, ‘O esquimó do
Alaska’, ‘Bear country’ e ‘Toot Whistle Plunk and Boom’, todos em 1954; ‘A
planície imensa’ em 1955; ‘Men Against the Arctic’ em 1956; ‘Grand Canyon’ em
1959; ‘Ursinho Puff e o dia chuvoso’ em 1969; foi indicado por ‘Pai de órfãos’
em 1932; ‘Arranhando o céu’ em 1934; ‘A flecha do amor’ em 1936; ‘Bons escoteiros’,
‘Mamãe Ganso’ e ‘O alfaiatezinho valente’ em 1939; ‘Como treinar um pointer’ em
1940; ‘Truant Officer Donald’ em 1942; ‘The New Spirit’ e ‘The Grain That Built
a Hemisphere’ em 1943; ‘Reason and Emotion’ em 1944; ‘Como jogar futebol’ em
1945; ‘O crime de Donald ‘me 1946; ‘Squatter's Rights’ em 1947; ‘Pluto's Blue
Note’ em 1948; ‘Chip an' Dale’ em 1948; ‘Tea for Two Hundred’ em 1949; ‘Mickey
e a foca’ em 1949; ‘Guerra de brinquedos’ em 1950; ‘Cordeiro, o Leão Medroso’
em 1952; ‘Ben e eu’ em 1954; ‘Rugged Bear’ em 1954; ‘Siam’ em 1955; ‘Pigs is
pigs’ em 1955; ‘Suiça’ em 1956; ‘No hunting’ em 1956; ‘Samoa’ em 1957; ‘A
verdade sobre mamãe Ganso’ em 1958; ‘Paul Gunyan’ em 1959; ‘Donald no país da
matemática’ em 1960; ‘Mistérios nas profundezas’ em 1960; ‘A arca de Noé’ em
1960; ‘Islands of the Sea’ e ‘Golias II’ em 1961; ‘Aquamania’ em1962; ‘A
Symposium on Popular Songs’ em 1963; ‘produtor de ‘Mary Poppins’ em 1965 –
faleceu em 1966 aos 65 anos)
‘It's Got Me Again!’ - Leon
Schlesinger (foi indicado 6 vezes ao Oscar, sempre por curta-metragem
de animação, por ‘It's Got Me Again!’ em 1932; ‘O coelho selvagem’ em 1941;
duplamente em 1942, por ‘Rhapsody in Rivets’ e ‘Hiawatha's Rabbit Hunt’; em
1943 por ‘A música dos três porquinhos’; e ‘Greetings Bait’ em 1944 – faleceu
em 1949 aos 65 anos)
‘Pai de órfãos’ - Walt Disney (ganhou
um Prêmio Honorário pela criação do Mickey Mouse em 1932; outro Prêmio
Honorário pela criação do desenho animado em longa-metragem ‘Branca de neve e
os sete anões’ em 1939; Prêmio Honorário pela realização do filme ‘Fantasia’ em
1942; Prêmio Irving G. Thalberg em 1942; venceu 22 prêmios, por ‘Flores e
árvores’ em 1932; ‘Os três porquinhos’ em 1934; ‘A tartaruga e a lebre’ em
1935; ‘Três gatinhos órfãos’ em 1936; ‘Primo da roça’ em 1937; ‘O velho moinho’
em 1938; ‘Ferdinando o Touro’ em 1939; ‘O patinho feito’ em 1940; ‘Me dê uma
pata’ em 1942; ‘A face do Fuher’ em 1943; ‘Seal Island’ em 1949; ‘O vale do
castor’ em 1951; ‘Nature's Half Acre’ em 1952; ‘Water
birds’ em 1953; ‘O deserto vivo’, ‘O esquimó do Alaska’, ‘Bear country’ e
‘Toot Whistle Plunk and Boom’, todos em 1954; ‘A planície imensa’ em 1955; ‘Men
Against the Arctic’ em 1956; ‘Grand Canyon’ em 1959; ‘Ursinho Puff e o dia
chuvoso’ em 1969; foi indicado por ‘Pai de órfãos’ em 1932; ‘Arranhando o céu’
em 1934; ‘A flecha do amor’ em 1936; ‘Bons escoteiros’, ‘Mamãe Ganso’ e ‘O
alfaiatezinho valente’ em 1939; ‘Como treinar um pointer’ em 1940; ‘Truant
Officer Donald’ em 1942; ‘The New Spirit’ e ‘The Grain That Built a Hemisphere’
em 1943; ‘Reason and Emotion’ em 1944; ‘Como jogar futebol’ em 1945; ‘O crime
de Donald ‘me 1946; ‘Squatter's Rights’ em 1947; ‘Pluto's Blue Note’ em 1948;
‘Chip an' Dale’ em 1948; ‘Tea for Two Hundred’ em 1949; ‘Mickey e a foca’ em
1949; ‘Guerra de brinquedos’ em 1950; ‘Cordeiro, o Leão Medroso’ em 1952; ‘Ben
e eu’ em 1954; ‘Rugged Bear’ em 1954; ‘Siam’ em 1955; ‘Pigs is pigs’ em 1955;
‘Suiça’ em 1956; ‘No hunting’ em 1956; ‘Samoa’ em 1957; ‘A verdade sobre mamãe
Ganso’ em 1958; ‘Paul Gunyan’ em 1959; ‘Donald no país da matemática’ em 1960;
‘Mistérios nas profundezas’ em 1960; ‘A arca de Noé’ em 1960; ‘Islands of the
Sea’ e ‘Golias II’ em 1961; ‘Aquamania’ em1962; ‘A Symposium on Popular Songs’
em 1963; ‘produtor de ‘Mary Poppins’ em 1965 – faleceu em 1966 aos 65 anos)
Melhor Mixagem de Som
Paramount Publix
Metro-Goldwyn-Mayer
RKO Pictures
Walt Disney Productions
Warner Bros.
Melhor Direção de Arte
‘Transatlântico’ - Gordon Wiles (única indicação e
vitória – faleceu em 1950 aos 46 anos)
‘A nós a liberdade’ - Lazare
Meerson (única
indicação – faleceu em 1938 aos 37 anos)
‘Médico e amante’ - Richard
Day (venceu
7 prêmios, por ‘O anjo das trevas’, em 1936; ‘Fogo de outono’, em 1937; ‘Como
era verde meu vale’, em 1942; ‘Minha namorada favorita’, em 1943; ‘Isto acima
de tudo’, em 1943; ‘Uma rua chamada pecado’, em 1952; ‘Sindicato de ladrões’,
em 1955; e foi indicado outras 12 vezes, por ‘Woopee!’ em 1931; ‘As aventuras
de Cellini’, em 1935; ‘Beco sem saída’, em 1938; ‘Goldwyn Follies’, em 1939;
‘Serenata Tropical’, em 1941; ‘A bela Lillian Russell’, em 1941; ‘sangue e
areia’, em 1942; ‘O fio da navalha’, em 1947; ‘Joana D´Arc’, em 1949; ‘Hans
Christian Andersen’, em 1953; ‘A maior história de todos os tempos’, em 1966;
‘Tora! Tora! Tora!’ em 1971 – faleceu em 1972 aos 76 anos)
Melhor Fotografia
‘O expresso de Shangai’ - Lee Garmes (foi
indicado por ‘Marrocos’ em 1931; ‘Desde de que partiste’ em 1945; e ‘O pescador
da Galileia’ em 1960 – faleceu em 1978 aos 80 anos)
‘Médico e amante’ - Ray June (indicado
3 vezes ao Oscar, por ‘Médico e amante’ em 1932; ‘Duas almas se encontram’ em
1936; e ‘Cinderela em Paris’ em 1958 – faleceu em 1958 aos 63 anos)
‘O médico e o monstro’ - Karl
Struss (venceu
um Oscar por ‘Aurora’ em 1929; foi indicado por ‘O sinal da Cruz’ em 1934; e
‘Aloma, a virgem prometida’ em 1942 – faleceu em 1981 aos 95 anos)
Prêmio Honorário
Walt Disney – pela criação do personagem Mickey Mouse.
Bibliografia
- livro: ‘O Oscar e eu’ – de
Rubens Ewald Filho
- livro: ‘A história do Cinema
Mundial’ – de Franthiesco Ballerini
- sites:
www.wikipedia.com.br
www.papodecinema.com.br
www.imdb.com
www.revistacinetica.com.br
www.adorocinema.com.br
www.youtube.com/MeuTioOscar
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