Oscar 1933, um Grande Hotel cheio de estrelas

 

                                                                            (Helen Hays)
(Greta Garbo em 'Grande Hotel)


5º Oscar

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A quinta cerimônia de entrega dos Academy Awards apresentada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, premiou os melhores atores, técnicos e filmes de 1932, no dia 18 de novembro de 1932, em Los Angeles e teve como mestre de cerimônias Conrad Nagel.

Esta edição foi marcada pelo primeiro - e até agora único - empate na categoria de Melhor Ator: Fredric March, de ‘O médico e o monstro’ e Wallace Beery, por ‘O campeão’. Trinta e sete anos depois, a história se repetiu, desta vez para Melhor Atriz: Katharine Hepburn, ‘O leão no inverno’ empatou com a novata Barbra Streisand, por seu primeiro papel no cinema com o musical ‘A garota genial’. As duas tiveram exatamente o mesmo número de votos: 3030.

O terceiro ator indicado foi Alfred Lunt. Ele teve sua única indicação ao Oscar. Era um grande ator da Broadway. O esforço cinematográfico de maior sucesso de Lunt foi o filme de comédia "The Guardsman" (1931). No filme, um marido ciumento cria uma segunda identidade para conquistar sua esposa, e ela joga junto. Lunt desempenhou o papel de marido e Lynn Fontane o papel de esposa. Foi um sucesso de crítica, mas não particularmente bem sucedido nas bilheterias. Lunt se aposentou oficialmente dos palcos em 1958, aos 66 anos. Sua última aparição no cinema foi o filme de televisão "The Magnificent Yankee" (1965), onde interpretou o juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos Oliver Wendell Holmes Jr. (1841-1935). Lunt passa seus últimos anos de aposentadoria em sua casa de verão "Ten Chimneys" em Genesse Depot. Ele morreu em agosto de 1977, cerca de uma semana antes de seu 85º aniversário. A causa da morte foi câncer. Fontane permaneceu em "Ten Chimneys" até sua própria morte em 1983. Ten Chimneys foi posteriormente convertida em uma casa-museu e um centro de recursos para teatro. Lunt casou-se com Lynn Fontanne, atriz indicada esse ano ao Oscar.

Este foi o primeiro ano em que a cerimônia foi transmitida em rádio por todo os EUA.

"Grande Hotel" é o único vencedor de Melhor Filme que não recebeu outras indicações nas categorias da premiação. Seja como for, a obra, de grande sucesso na época, é um daqueles poucos filmes que podem se gabar de ter criado um subgênero dezenas de vezes repetido e que muitas delas o espectador nem percebe: as narrativas independentes, mas que tangenciam em maior ou menor grau e que se passam em apenas um grande ambiente, em muitos casos efetivamente um hotel. É por isso que Goulding dá tanta atenção ao hotel que intitula sua obra, e que antes fora uma peça montada na Broadway, transformando-o efetivamente em um imponente e suntuoso personagem, com seu lobby de piso quadriculado branco e preto, sua recepção inusitada em formato circular, seu vão central também circular que permite uma visão geral do hotel, o elevador vasto que faz uso de iluminação em material translúcido para fazer a mímica de movimento, além do movimentado mini lobby visto no andar onde grande parte da ação é concentrada.

Todas as três indicadas a melhor atriz eram da MGM - era a primeira vez que isso havia ocorrido. O filme ‘Grand Hotel’ também era da MGM. As categorias de Melhor Ator, Atriz e Diretor tinham apenas 3 indicados cada. Enquanto que a categoria de Melhor Filme totalizou 8 indicados.

‘Médico e amante’ de John Ford, recebeu 3 indicações. Baseado em um romance de Sinclair Lewis "Martin Arrowsmith". ‘Arrowsmith’ é o título em inglês. Um pesquisador médico é enviado para um surto de peste, onde deve decidir prioridades para o uso de uma vacina. O primeiro filme sonoro americano a apresentar um personagem negro ("Dr. Oliver Marchand" interpretado por Clarence Brooks) com um diploma universitário que fala inglês perfeito, não embaralha e não age da maneira estereotipada usual em que os negros eram retratados em Filmes de Hollywood na época.

‘Depois do casamento’ recebeu 3 indicações. O diretor foi Frank Borzage. Borzage é um cineasta cuja reputação diminuiu e fluiu de forma bastante dramática ao longo do tempo. E talvez não surpreendentemente. Sua obra representa, ainda mais claramente que a de Ford ou Capra, uma combinação de tudo o que há de melhor e de pior no cinema norte-americano. No final dos anos 20 e início dos anos 30, ele era visto como a esperança mais brilhante do cinema americano e provavelmente merece o prêmio de ser o vencedor do Oscar mais imerecido do que qualquer outro antes do advento de Ang Lee. Posteriormente, sua reputação despencou (assim como a qualidade de seus filmes), mas agora ele está mais uma vez em alta estima da crítica, pelo menos em relação a seus primeiros filmes. Mas mesmo estes são um grupo misto variado. Há filmes de Borzage que admiro muito, há vários que acho irritantes (a maioria dos filmes de Gaynor-Farrell), mas esse filme de 1931 em particular eu detesto.

‘O campeão’, filme mais popular e lacrimoso da temporada, foi dirigido por King Vidor, um dos 3 diretores indicados naquele ano. O filme recebeu 4 indicações. Sua roteirista foi a primeira mulher a vencer o Oscar de melhor roteiro. Wallace Beery, protagonista, teve um voto a menos do que Fredric March, seu concorrente no Oscar de 1931/1932 a melhor ator, mas as regras da época consideravam qualquer um com um ou dois votos a menos que o líder como estando empatado. Então, ambos receberam prêmios da Academia.

‘Sede de escândalo’, de Mervyn LeRoy, só foi indicado a melhor filme.

‘Uma hora contigo’ era uma produção da Paramount Pictures, com direção do mestre Ernst Lubitsch, com o astro francês Maurice Chevalier e Jeanette MacDonald. Uma ingênua fábula sobre casamento, traição e divórcio. Assunto na moda naquela época. Outro concorrente somente na categoria de melhor filme.

‘O expresso de Shangai’ era a quarta colaboração da atriz Marlene Dietrich com o diretor Joseph Von Stemberg. A história era baseada em um romance de Harry Hervey, não publicado. Recebeu 3 indicações e venceu em fotografia.

‘O tenente sedutor’ era outro filme de Ernst Lubitsch, e da Paramount, que também só recebeu a indicação para melhor filme.

Um grande filme que marcou época, mas que foi esnobado na categoria principal, foi ‘O médico e o monstro’, também da Paramount, com direção de Rouben Mamoulian, indicado para ator, fotografia e roteiro adaptado. Também contava com Maurice Chevalier e Claudette Colbert.

O ano de 1932 marcou pela inclusão de categorias de curtas-metragens em 3 espécies: animação, comédia e novidade. Aconteceu algo singular na estrega do prêmio de curta-metragem de novidade. Mack Sennett, ao saber que seu filme havia perdido para ‘Swing high’ por apenas 3 votos, protestou com o presidente da Academia. O Secretário Executivo, então, ordenou uma nova contagem de votos, e inesperadamente, o filme de Sennett sagrou-se vencedor. Sennett era fomoso por ser produtor de curtas na Companhia que fundou com Adam Kessel e Charles Bauman, a Keystone Film Company, responsável pelo descobrimento de Charlie Chaplin. Juntos, fizeram muitos curtas. Sempre comédias. Em 1932, foi para a Paramount dirigir curtas com W.C. Fields e musicais com Bing Crosby. Ele recebeu 2 indicações nesse ano para dois curtas, um de comédia e outro de novidade. Recebeu um Oscar Honorário em 1938 e foi morar no Canadá.

Walt Disney fez sua estreia no prêmio deste ano. Foi indicado com 2 curtas de animação, sagrando-se vencedor pelo curta do Mickey Mouse. Disney ganhou um Prêmio Honorário pela criação do personagem Mickey Mouse.

Francis Marion recebeu seu segundo Oscar com o melhor roteiro do ano por ‘O campeão’. Percy Heath, roteirista de ‘O médico e o monstro’, faleceu precocemente em fevereiro de 1933.

Um grande produtor venceu seu primeiro Oscar nesse ano: Hal Roach. Roach recebeu uma pequena herança e começou a produzir, dirigir e escrever uma série de comédias curtas, sob a bandeira de Phun Philms (logo mudou para Rolin, que durou até 1922), estrelado por Lloyd no início de 1915. Com tremendo esforço, a qualidade melhorou o suficiente para ser financiada e distribuída nominalmente pela Pathé, que comprou o produto de Roach. A Hal Roach Productions tornou-se uma entidade única em Hollywood. Funcionava como uma espécie de estúdio boutique paternalista, lançando um número surpreendente de séries de curtas extremamente populares e um punhado de recursos. A qualidade raramente era comprometida e seus funcionários eram tratados como seu ativo mais valioso. Quando completou 25 anos em 1917, Roach era rico e passava cada vez mais tempo longe de seu estúdio. Viajou muito pela Europa. No início da década de 1920, ele eclipsou Mack Sennett como o "Rei da Comédia" e criou muitas das séries de quadrinhos mais memoráveis ​​de todos os tempos. Estes incluíram a equipe de Stan Laurel e Oliver Hardy, Charley Chas, Edgar Kennedy, 'Snub' Pollarde, especialmente a longa série ‘Our Gang’ (AKA "The Little Rascals" na distribuição de TV). A Pathé, que distribuía seus filmes, encerrou suas operações nos Estados Unidos depois que seu representante doméstico, Paul Brunet, retornou à França em 1927. Mas Roach conseguiu um acordo ainda melhor com a MGM (sua principal concorrente, Mack Sennett, também foi distribuído pela Pathé, mas ele não conseguiu fechar um acordo, declarando falência em 1933). Nos onze anos seguintes, Roach reforçou os resultados da MGM, embora o acordo tenha sido provavelmente mais benéfico para Roach. Em meados dos anos 30, Roach se apaixonou inexplicavelmente por 'Benito Mussolini' e procurou garantir uma aliança comercial com o complexo cinematográfico recém-concluído do ditador fascista, Cinecittà. Em setembro de 1937, o filho de Il Duce, Vittorio Mussolini, visitou Hollywood e o estúdio de Roach deu uma festa luxuosa comemorando seu aniversário de 21 anos. Logo depois, o governo italiano assumiu uma postura cada vez mais antissemita e, em retribuição, o presidente da Leow, Nicholas Schenck, cancelou seu acordo de distribuição. Roach assinou um contrato adequado com a United Artists em maio de 1938 e redimiu seu recorde anterior de fracassos de longa-metragem com uma série de grandes sucessos: ‘A Dupla do Outro Mundo’ (1937) (e suas sequências menores), o prestigiado ‘Carícia Fatal’ (1939) e, mais significativamente, ‘O Despertar do Mundo’ (1940), que se tornou o filme mais lucrativo do ano. Apesar da condenação quase unânime de seus colegas da indústria, Roach se recusou obstinadamente a reexaminar suas atitudes sobre suas relações com Mussolini, mesmo após a Segunda Guerra Mundial (ele orgulhosamente exibiu um retrato autografado do ditador em sua casa até sua morte). Na década de 1950, ele estava produzindo principalmente para a televisão (‘My Little Margie’ (1952), ‘Blondie’ (1957) e ‘The Gale Storm Show: Oh! Susana’ (1956), por exemplo). Sua vontade de mergulhar na produção de TV foi contra a maioria dos grandes estúdios de Hollywood da época. Ele tentou se aposentar, mas seu filho, Hal Roach Jr., provou ser um empresário inepto e levou o estúdio à beira da falência em 1959. Roach voltou e se concentrou no aluguel de instalações e no gerenciamento dos direitos de TV de seu catálogo de filmes. Em 1983, sua empresa desenvolveu o primeiro processo de colorização digital bem-sucedido. Roach então se tornou produtor de muitas séries de TV no Disney Channel, e sua empresa ainda produz a maioria de seus filmes e vídeos. Ele morreu pacificamente pouco antes de seu 101º aniversário, contando histórias até o fim.

 

 

 

 

Indicados e vencedores

 

Melhor Filme

‘Grand Hotel’ - MGM

‘Médico e amante’ – Samuel Goldwyn Studios

‘Depois do casamento’ – Frank Borzage Production

‘O campeão’ - MGM

‘Sede de escândalo’ – Warner Brothers

‘Uma hora contigo’ – Paramount Pictures

‘O expresso de Shanghai’ – Paramount Pictures

‘O tenente sedutor’ – Paramount Pictures

 

Melhor Diretor

Frank Borzage por ‘Depois do casamento’ (venceu 2 prêmios, por ‘Sétimo céu’ em 1929 e ‘Depois do casamento’ em 1932 – faleceu em 1962 aos 68 anos)

King Vidor por ‘O campeão’ (ganhou um Prêmio Honorário em 1979; foi indicado 5 vezes, por ‘A turba’ em 1929; ‘Aleluia’ em 1930; ‘A cidadela’ em 1939; ‘Guerra e paz’ em 1957 – faleceu em 1982 aos 88 anos)

Josef von Sternberg por ‘O expresso de Shangai’ (indicado por ‘Marrocos’ em 1931 – faleceu em 1969 aos 75 anos)

 

Melhor Ator (empate)

Fredric March por ‘O médico e o monstro’ (venceu outro Oscar por ‘Os melhores anos de nossas vidas’ em 1947; foi indicado por ‘A família real da Broadway’ em 1931; ‘Nasce uma estrela’ em 1938; ‘A morte do caixeiro viajante’ em 1952 – faleceu em 1975 aos 77 anos)

Wallace Beery por ‘O campeão’ (indicado por ‘O presídio’ em 1930 – faleceu em 1949 aos 64 anos)

Alfred Lunt por ‘Só ela sabe’ (única indicação – faleceu em 1977 aos 84 anos)

 

Melhor Atriz

Helen Hayes por ‘O pecado de Madelon Claudet’ (venceu dois prêmios, por ‘O pecado de Madelon Claudet’ em 1932; e como coadjuvante por ‘Aeroporto’ em 1971 – faleceu em 1993 aos 92 anos)

Marie Dressler por ‘Emma’ (indicado por ‘O lírio do lodo’ em 1931 – faleceu em 1934 aos 65 anos)

Lynn Fontanne por ‘Só ela sabe’ (única indicação – faleceu em 1983 aos 95 anos)

 

Melhor História Original

‘O campeão’ - Frances Marion (venceu outro Oscar por ‘O presídio’ em 1930; foi indicada por ‘O pugilista e a favorita’ em 1934 – faleceu em 1973 aos 84 anos)

‘Homem de peso’ - Grover Jones (indicado por ‘Lanceiros da Índia’ em 1936 – faleceu em 1940 aos 46 anos) e William Slavens McNutt (indicado por ‘Lanceiros da Índia’ em 1936 – faleceu em 1938 aos 52 anos)

‘O preço do dever’ - Lucien Hubbard (indicado por ‘As mulheres enganam sempre’ em 1931 – faleceu em 1971 aos 83 anos)

‘Hollywood’ - Adela Rogers St. Johns (única indicação – faleceu em 1988 aos 94 anos) e Jane Murfin (única indicação – faleceu em 1955 aos 70 anos)

 

Melhor Roteiro/Argumento

‘Depois do casamento’ - Edwin J. Burke (única indicação e vitória – faleceu em 1944 aos 55 anos)

‘Médico e amante’ - Sidney Howard (venceu por ‘E o vento levou’ em 1940; foi indicado por ‘Fogo de outono’ em 1937 – faleceu em 1939 aos 48 anos)

‘O médico e o monstro’ - Percy Heath (única indicação – faleceu em 1933 aos 49 anos) e Samuel Hoffenstein (indicado por ‘Laura’ em 1945 – faleceu em 1947 aos 56 anos)

 

Melhor Curta-metragem de Comédia

‘Dois músicos desafinados’ - Hal Roach (venceu outro Oscar pelo curta-metragem ‘Bored of Education’ em 1937; ganhou um Prêmio Honorário em 1984; foi indicado pelo curta-metragem em comédia ‘Tit for Tat’ em 1936 – faleceu em 1992 aos 100 anos)

‘The Loud Mouth’ - Mack Sennett (venceu um Oscar neste ano por ‘Wrestling swordfish’; ganhou um Oscar Honorário em 1938 – faleceu em 1960 aos 80 anos)

‘Scratch-As-Catch-Can’ - Mark Sandrich (única indicação – faleceu em 1945 aos 44 anos)

‘Stout Hearts and Willing Hands’ (esse curta foi anunciado como indicado, mas antes da votação final, foi desqualificado e substituído por ‘Scratch-As-Catch-Can’)

 

 

 

Melhor Curta-metragem/Inovação

‘Wrestling Swordfish’ - Mack Sennett (ganhou um Oscar Honorário em 1938; foi indicado por ‘The loud mouth’ neste mesmo ano na categoria de curta de comédia – faleceu em 1960 aos 80 anos)

‘Screen Souvenirs’ – Paramount Pictures

‘Swing High’ – Jack Cummings (MGM) (foi indicado como produtor de ‘Sete noivas para sete irmãos’ em 1955 – faleceu em 1989)

 

Melhor Animação em Curta-metragem

‘Flores e árvores’ - Walt Disney (ganhou um Prêmio Honorário pela criação do Mickey Mouse em 1932; outro Prêmio Honorário pela criação do desenho animado em longa-metragem ‘Branca de neve e os sete anões’ em 1939; Prêmio Honorário pela realização do filme ‘Fantasia’ em 1942; Prêmio Irving G. Thalberg em 1942; venceu 22 prêmios, por ‘Flores e árvores’ em 1932; ‘Os três porquinhos’ em 1934; ‘A tartaruga e a lebre’ em 1935; ‘Três gatinhos órfãos’ em 1936; ‘Primo da roça’ em 1937; ‘O velho moinho’ em 1938; ‘Ferdinando o Touro’ em 1939; ‘O patinho feito’ em 1940; ‘Me dê uma pata’ em 1942; ‘A face do Fuher’ em 1943; ‘Seal Island’ em 1949; ‘O vale do castor’ em 1951; ‘Nature's Half Acre’ em 1952; ‘Water birds’ em 1953; ‘O deserto vivo’, ‘O esquimó do Alaska’, ‘Bear country’ e ‘Toot Whistle Plunk and Boom’, todos em 1954; ‘A planície imensa’ em 1955; ‘Men Against the Arctic’ em 1956; ‘Grand Canyon’ em 1959; ‘Ursinho Puff e o dia chuvoso’ em 1969; foi indicado por ‘Pai de órfãos’ em 1932; ‘Arranhando o céu’ em 1934; ‘A flecha do amor’ em 1936; ‘Bons escoteiros’, ‘Mamãe Ganso’ e ‘O alfaiatezinho valente’ em 1939; ‘Como treinar um pointer’ em 1940; ‘Truant Officer Donald’ em 1942; ‘The New Spirit’ e ‘The Grain That Built a Hemisphere’ em 1943; ‘Reason and Emotion’ em 1944; ‘Como jogar futebol’ em 1945; ‘O crime de Donald ‘me 1946; ‘Squatter's Rights’ em 1947; ‘Pluto's Blue Note’ em 1948; ‘Chip an' Dale’ em 1948; ‘Tea for Two Hundred’ em 1949; ‘Mickey e a foca’ em 1949; ‘Guerra de brinquedos’ em 1950; ‘Cordeiro, o Leão Medroso’ em 1952; ‘Ben e eu’ em 1954; ‘Rugged Bear’ em 1954; ‘Siam’ em 1955; ‘Pigs is pigs’ em 1955; ‘Suiça’ em 1956; ‘No hunting’ em 1956; ‘Samoa’ em 1957; ‘A verdade sobre mamãe Ganso’ em 1958; ‘Paul Gunyan’ em 1959; ‘Donald no país da matemática’ em 1960; ‘Mistérios nas profundezas’ em 1960; ‘A arca de Noé’ em 1960; ‘Islands of the Sea’ e ‘Golias II’ em 1961; ‘Aquamania’ em1962; ‘A Symposium on Popular Songs’ em 1963; ‘produtor de ‘Mary Poppins’ em 1965 – faleceu em 1966 aos 65 anos)

‘It's Got Me Again!’ - Leon Schlesinger (foi indicado 6 vezes ao Oscar, sempre por curta-metragem de animação, por ‘It's Got Me Again!’ em 1932; ‘O coelho selvagem’ em 1941; duplamente em 1942, por ‘Rhapsody in Rivets’ e ‘Hiawatha's Rabbit Hunt’; em 1943 por ‘A música dos três porquinhos’; e ‘Greetings Bait’ em 1944 – faleceu em 1949 aos 65 anos)

‘Pai de órfãos’ - Walt Disney (ganhou um Prêmio Honorário pela criação do Mickey Mouse em 1932; outro Prêmio Honorário pela criação do desenho animado em longa-metragem ‘Branca de neve e os sete anões’ em 1939; Prêmio Honorário pela realização do filme ‘Fantasia’ em 1942; Prêmio Irving G. Thalberg em 1942; venceu 22 prêmios, por ‘Flores e árvores’ em 1932; ‘Os três porquinhos’ em 1934; ‘A tartaruga e a lebre’ em 1935; ‘Três gatinhos órfãos’ em 1936; ‘Primo da roça’ em 1937; ‘O velho moinho’ em 1938; ‘Ferdinando o Touro’ em 1939; ‘O patinho feito’ em 1940; ‘Me dê uma pata’ em 1942; ‘A face do Fuher’ em 1943; ‘Seal Island’ em 1949; ‘O vale do castor’ em 1951; ‘Nature's Half Acre’ em 1952; ‘Water birds’ em 1953; ‘O deserto vivo’, ‘O esquimó do Alaska’, ‘Bear country’ e ‘Toot Whistle Plunk and Boom’, todos em 1954; ‘A planície imensa’ em 1955; ‘Men Against the Arctic’ em 1956; ‘Grand Canyon’ em 1959; ‘Ursinho Puff e o dia chuvoso’ em 1969; foi indicado por ‘Pai de órfãos’ em 1932; ‘Arranhando o céu’ em 1934; ‘A flecha do amor’ em 1936; ‘Bons escoteiros’, ‘Mamãe Ganso’ e ‘O alfaiatezinho valente’ em 1939; ‘Como treinar um pointer’ em 1940; ‘Truant Officer Donald’ em 1942; ‘The New Spirit’ e ‘The Grain That Built a Hemisphere’ em 1943; ‘Reason and Emotion’ em 1944; ‘Como jogar futebol’ em 1945; ‘O crime de Donald ‘me 1946; ‘Squatter's Rights’ em 1947; ‘Pluto's Blue Note’ em 1948; ‘Chip an' Dale’ em 1948; ‘Tea for Two Hundred’ em 1949; ‘Mickey e a foca’ em 1949; ‘Guerra de brinquedos’ em 1950; ‘Cordeiro, o Leão Medroso’ em 1952; ‘Ben e eu’ em 1954; ‘Rugged Bear’ em 1954; ‘Siam’ em 1955; ‘Pigs is pigs’ em 1955; ‘Suiça’ em 1956; ‘No hunting’ em 1956; ‘Samoa’ em 1957; ‘A verdade sobre mamãe Ganso’ em 1958; ‘Paul Gunyan’ em 1959; ‘Donald no país da matemática’ em 1960; ‘Mistérios nas profundezas’ em 1960; ‘A arca de Noé’ em 1960; ‘Islands of the Sea’ e ‘Golias II’ em 1961; ‘Aquamania’ em1962; ‘A Symposium on Popular Songs’ em 1963; ‘produtor de ‘Mary Poppins’ em 1965 – faleceu em 1966 aos 65 anos)

 

Melhor Mixagem de Som

Paramount Publix

Metro-Goldwyn-Mayer

RKO Pictures

Walt Disney Productions

Warner Bros.

 

Melhor Direção de Arte

‘Transatlântico’ - Gordon Wiles (única indicação e vitória – faleceu em 1950 aos 46 anos)

‘A nós a liberdade’ - Lazare Meerson (única indicação – faleceu em 1938 aos 37 anos)

‘Médico e amante’ - Richard Day (venceu 7 prêmios, por ‘O anjo das trevas’, em 1936; ‘Fogo de outono’, em 1937; ‘Como era verde meu vale’, em 1942; ‘Minha namorada favorita’, em 1943; ‘Isto acima de tudo’, em 1943; ‘Uma rua chamada pecado’, em 1952; ‘Sindicato de ladrões’, em 1955; e foi indicado outras 12 vezes, por ‘Woopee!’ em 1931; ‘As aventuras de Cellini’, em 1935; ‘Beco sem saída’, em 1938; ‘Goldwyn Follies’, em 1939; ‘Serenata Tropical’, em 1941; ‘A bela Lillian Russell’, em 1941; ‘sangue e areia’, em 1942; ‘O fio da navalha’, em 1947; ‘Joana D´Arc’, em 1949; ‘Hans Christian Andersen’, em 1953; ‘A maior história de todos os tempos’, em 1966; ‘Tora! Tora! Tora!’ em 1971 – faleceu em 1972 aos 76 anos)

 

Melhor Fotografia

‘O expresso de Shangai’ - Lee Garmes (foi indicado por ‘Marrocos’ em 1931; ‘Desde de que partiste’ em 1945; e ‘O pescador da Galileia’ em 1960 – faleceu em 1978 aos 80 anos)

‘Médico e amante’ - Ray June (indicado 3 vezes ao Oscar, por ‘Médico e amante’ em 1932; ‘Duas almas se encontram’ em 1936; e ‘Cinderela em Paris’ em 1958 – faleceu em 1958 aos 63 anos)

‘O médico e o monstro’ - Karl Struss (venceu um Oscar por ‘Aurora’ em 1929; foi indicado por ‘O sinal da Cruz’ em 1934; e ‘Aloma, a virgem prometida’ em 1942 – faleceu em 1981 aos 95 anos)

 

Prêmio Honorário

Walt Disney – pela criação do personagem Mickey Mouse.

 

Bibliografia

- livro: ‘O Oscar e eu’ – de Rubens Ewald Filho

- livro: ‘A história do Cinema Mundial’ – de Franthiesco Ballerini

- sites:

www.wikipedia.com.br

www.papodecinema.com.br

www.imdb.com

www.revistacinetica.com.br

www.adorocinema.com.br

www.youtube.com/MeuTioOscar

 

 


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