Oscar 1934, 'Cavalgada', Frank e Hepburn
6º Oscar
1 9 3 4
A
cerimônia de entrega dos Academy Awards aconteceu no dia 16 de março de
1934. A Academia mudou o ano de elegibilidade para coincidir com o ano civil
(janeiro-dezembro). Para este ano foram considerados os filmes lançados entre
agosto de 1932 e dezembro de 1933.
O
humorista e às vezes ator, Will Rogers, foi o apresentador das 13 categorias,
incluindo uma nova, a de melhor diretor assistente, que incluiu 18 indicados e teve
sete vencedores.
Foi
nesse ano que o apelido ‘Oscar’ foi mencionado pela primeira vez em um jornal.
O colunista de fofocas Sidney Skolsky usou a palavra em sua coluna.
Foram
anunciados os segundos e terceiros colocados em todas as categorias e os
vencedores continuavam sendo apresentados com antecedência nos jornais.
O
roteirista Ben Hetch, em suas memórias, contou que, no ano de 1933 foi chamado
pelo diretor Ernest Lubitsch para refazer um roteiro, mas o achava um
profissional intratável. A história foi a seguinte. Em 1933, Noel Coward,
homossexual assumido, escreveu a peça ‘Design for living’ que foi adquirida
para servir de base para um dos filmes de Lubitsch. O próprio autor foi chamado
para adaptá-la. Porém, Lubitsch não se deu bem com ele e afirmou: “Não suporto
esse tipo. Escreve como autor barato. Não usarei uma só linha do seu texto!” Ben
Hetch foi chamado. Soube das exigências do diretor, que sempre rasgava
raivosamente o seu trabalho, sugerindo que fosse refeito. Mas Hetch o desarmou
quando escreveu 5 versões do mesmo roteiro. Quando ele rasgava uma versão,
Hetch perguntava: “Então vamos ver se esta serve.” No final, Hetch afirma que
ainda se vingou, colocando outros textos de Noel Coward nas estrelinhas, que o
diretor achou ótimos. O filme no Brasil chamou-se ‘Sócios no amor’.
O
cenário mundial apresentou os seguintes acontecimentos:
Mahatma
Gandhi iniciou uma greve de fome em setembro de 1932, na Índia, protestando
contra o imperialismo inglês sobre seu país, ainda colonizado pela Inglaterra.
Em 27
de dezembro de 1932 foi inaugurado o Radio City Music Hall, em Nova Iorque,
pela RKO, com comando de David O. Selznick. E em 02 de março de 1933, o filme
‘King Kong’ estreou nesse local.
Em 30
de janeiro de 1933, Adolf Hitler foi nomeado chanceler da Alemanha.
Os EUA
ainda enfrentavam a Lei Seca. A cerveja foi legalizada em 07 de abril de 1933.
Oito meses depois, a Lei Seca seria revogada.
Em 06
de junho de 1933, o primeiro cinema drive-in foi inaugurado em Camden, Nova
Jersey.
A
categoria de melhor filme teve 10 concorrentes. Já na categoria de melhor
diretor, somente 3 foram indicados. Mesmo número nas categorias de atuação.
Os
concorrentes com mais indicações eram ‘Cavalgada’, ‘Adeus às armas’ e ‘Dama por
um dia’ com 4 indicações cada um. ‘O fugitivo’ e ‘As quatro irmãs’ tiveram 3
cada; e ‘Rua 42, ‘Feira de amostras’ e ‘Os amores de Henrique VIII’, 2 cada um.
O restante só conseguiu uma indicação.
‘Cavalgada’
é um exemplo extremamente bom de filmes feitos nos primeiros anos após o
advento do som, uma época em que atores, diretores, escritores e diretores de
fotografia lutavam para encontrar um novo estilo que pudesse acomodar
confortavelmente a nova tecnologia. Durante este período, muitos atores e
escritores foram retirados do palco - apenas para descobrir que o que parece
real e natural no teatro parece fortemente educado na tela. O filme apresenta a
história de duas famílias de Londres cujas vidas se entrelaçam entre 1900 e
1933. O filme começa com a família Marryot de classe alta e seus servos, Sr. e
Sra. Bridges, enfrentando a Guerra dos Bôeres - e depois através de uma série
de montagens e cenas semelhantes a outras montagens, seguem o destino das duas
famílias enquanto elas enfrentam mudanças nos códigos de costumes e classe
social, além de vários eventos históricos que vão desde o naufrágio do Titanic
até a Primeira Guerra Mundial. Do ponto de vista moderno, o grande problema do
filme é o roteiro. Embora a peça tenha sido um grande sucesso em sua época,
raramente é revivida, e o diálogo da versão cinematográfica deixa poucas
dúvidas do porquê: parece ridiculamente artificial, e essa qualidade é
enfatizada pela "grande maneira" do elenco. Foi o primeiro filme da
Fox a ganhar o Oscar de melhor filme. Foi dirigido por Frank Lloyd e escrito
por Noel Coward e Reginald Berkeley. Obteve 4 indicações e venceu em 3
categorias.
‘Adeus
às armas’, de Frank Borzage, foi a primeira versão para o cinema do livro de
Ernest Hemingway. Recebeu 4 indicações e venceu duas. Era um drama de guerra
que teve problemas no roteiro nessa primeira versão. Afinal, o Código Hayes já
estava instalado e funcionando. Havia uma cena, que foi cortada, em que a
personagem principal dava à luz a uma criança, que demandava dores, gemidos,
gases e hemorragias. O romance foi adaptado 3 vezes para o cinema. Era um forte
candidato, apesar de não ter seu diretor indicado ao Oscar.
Robert
Riskin adaptou ‘Dama por um dia’ para o diretor Frank Capra. A história de uma
senhora pobre, Apple Annie, vendedora de maçãs em Nova Iorque, que sempre
escreveu para sua filha na Espanha, fazendo ela pensar que tinha se dado bem na
vida sendo da alta sociedade de Nova York. Com sua filha a caminho, de repente,
para a América com seu novo noivo e seu sogro, um membro verdadeiro da
aristocracia da Espanha, Annie tinha que continuar sua dissimulação ou o conde
não daria sua bênção ao casamento. A questão social era muito importante nessa
época. Vide os famosos dotes. Ela recebe ajuda inesperada de um amigo, uma
figura bem conhecida nos círculos underground, que considera Annie seu
amuleto da sorte, e que consegue para ela um apartamento de luxo para enganar
os visitantes, como se o bem fosse dela - mas esse ato de bondade incomum de um
homem com uma reputação desonrosa desperta suspeitas, levando a complicações
que fazem com que as coisas nem sempre saiam como planejado. O filme recebeu 4
indicações e nenhum prêmio. Mas era um dos mais fortes candidatos, visto que
seu diretor estava indicado junto com o produtor. A atriz May Robson estava em
seu melhor papel na carreira e mereceu a indicação.
Conta-se
que, quando Will Rogers foi apresentar o Oscar para melhor direção, abriu o
envelope e só disse “Venha Frank!” Havia 2 Franks indicados, Lloyd e Capra.
Quando Rogers abria o envelope, Frank Capra tinha tanta certeza que ele
ganharia que já estava de pé, e quando ouviu o ‘Venha, Frank”, ele foi pensando
ser ele, mas era Frank Lloyd. Rogers, na mesma hora, corrigiu o
constrangimento, e Capra voltou para sua cadeira cabisbaixo. Sorte que somente
pelo rádio era transmitida a cerimônia. Mas em suas memórias, Capra descreve
esse momento como o mais constrangedor de toda sua vida.
O
quarto filme indicado e também forte candidato ao prêmio era ‘As quatro irmãs’,
dirigido por George Cukor, e baseado no livro de Louisa May Ascott. Uma
história que também foi algumas vezes adaptada para o cinema com outros nomes:
‘Quatro destinos’ na década de 1950; ‘Adoráveis mulheres’ na década de 1990;
‘Mulherzinhas’ para a TV nos anos 2000; e ‘Jovens mulheres’ na década de 2010.
O longa contava com nomes como Katherine Hepburn, Joan Bennett e Paul Lukas.
Era a primeira indicação de Cukor e o filme recebeu outras 2 indicações,
vencendo por melhor roteiro adaptado. A grande atriz Katherine Hepburn, não
iria ser indicada por esse filme, mas por ‘Manhã de glória’, que só conquistou
essa indicação. Um filme pequeno, dirigido por Lowell Sherman, baseado numa
peça teatral de Zoe Atkins. A distribuidora era a RKO. Mas entrou para a história como o primeiro
filme que deu o primeiro Oscar, na primeira indicação da lenda Katherine
Hepburn. Que já começa aqui sua posição esnobe com relação ao prêmio. Ela só
surgiria na cerimônia do Oscar uma única vez na década de 1970 para entregar um
prêmio Honorário a um amigo.
Um
musical clássico foi indicado naquele ano: ‘Rua 42’. O filme foi tão bem nas
bilheterias, que salvou da falência o estúdio que o produziu, Warner Brothers.
O diretor Lloyd Bacon reuniu nomes famosos para o elenco. Warner Baxter, Dick
Powell, a tremenda dançarina Ruby Keeler, Uma Merkel, e Ginger Rogers. Só foi
indicado para melhor filme e som.
‘Feira de amostras’, de Henry King, contava com elenco
estelar: Janet Gaynor, Lew Ayres, Will Rogers, Louise Dresser, entre outros.
Teve roteiro de outra roteirista famosa: Sonya Levien, além de Paul Green e
Philip Stong. O filme da Fox ficou na obscuridade, mas recebeu 2 indicações
naquela temporada.
‘O
amor que não morreu’ da MGM, teve direção de Sidney Franklin e contou com
Frederic March, Norma Shearer e Leslie Howard. Uma curiosidade que ficou sobre
esse filme, foi com relação aos comentários do astro March sobre a estrela
Shearer, que, segundo ele, buscava a perfeição em todas as cenas, e o fazia
repeti-las sem parar. Principalmente, as de amor. Perguntado se ele saberia
dizer o motivo pelo qual Shearer fazia isso, ele preferiu ficar em silêncio.
Mas disse que ela era realmente uma grande atriz e profissional. A película só
foi indicada para melhor filme. Leslie Howard estava indicado naquele ano, mas
pelo filme ‘Romance antigo’, de Frank Lloyd, com produção da Fox.
Outro
filme de Lowell Sherman também só foi indicado para melhor filme: ‘Uma loira
para três’, que estampava Mae West no cartaz, junto com Cary Grant. A maioria dos
figurinos de Mae West foi costurado em seu próprio corpo. Mae, além de ótima
comediante, era ótima roteirista. Seus filmes antes do Código Hayes ser
estabelecido, eram cheios de dupla mensagem, sublinguagem e erotismos. Foi o
filme que salvou a Paramount da falência. O público, no ano seguinte, sentiria
a censura do código. Já não seria possível ter as insinuações que se via nesse
filme. Em vez de o público inicial ser ingênuo e pouco sofisticado, foi a
proibição de certas linguagens e situações no cinema que deu origem à ideia de
um mundo falso: que antes não havia tons de cinza, todas as mulheres solteiras
eram virgens, as caras feias sempre perdem, e nenhuma má ação permanece impune.
‘O
fugitivo’ era um filme noir de Mervyn LeRoy, contando com Paul Muni. Foi
preciso um pouco de coragem para fazer este filme, e a Warner Brothers estava à
altura. Esta é uma das quatro produções do início da década de 1930 que lidavam
com o crime de forma naturalista. Mas os outros - "Inimigo Público",
"Alma no lodo" e "Scarface" - embora investindo nos
protagonistas características reconhecidamente humanas, como ciúme ou vínculo
masculino - estavam, no entanto, do lado do Estado, do Governo. Ok, ele pode
amar sua mãe, mas ele ainda é uma ameaça para a sociedade. Todos eles morreram
violentamente no final. Aqui, por outro lado, é uma história em que o
protagonista é completamente inocente, culpado de nada mais do que querer
atacar por conta própria e realizar algo construtivo depois de ter passado pelo
inferno no exército na Primeira Guerra Mundial. O estado - Geórgia - o condena
por erro. Ele foi forçado a participar do crime por um estranho, embora para
ter certeza ele agiu com bastante culpa. E, com o verdadeiro James Allen
atuando como consultor, e o filme sendo baseado em seu livro autobiográfico,
quem pode realmente dizer o quão relutante ele era como participante? Ainda
assim, o ponto do filme é que, mesmo que fossem culpados de roubo, a punição
imposta pelo Estado, as condições na quadrilha, eram desumanas. Digamos que
muitas pessoas sensatas o considerem "cruel e incomum". Então Allen
escapa pela primeira vez, assim como ‘Rebeldia Indomável’ fez. De acordo com o
filme, ele ganha destaque como engenheiro autodidata, embora, novamente, o
ponto permaneça igual, mesmo que ele nunca tenha subido acima do nível de
ajudante de garçom. Coagido a se casar por uma esposa dominadora, gananciosa e
autoindulgente (cujo romance autobiográfico deveria ter sido um companheiro
para Allen), ele se apaixona por uma "garota legal". No decorrer da
década de 1960, o Estado tornou-se tão inimigo quanto o próprio criminoso –
talvez mais. Mas este filme foi lançado em 1932, uma época em que ainda era
preciso coragem para retratar um sistema social tão completamente corrupto e
sádico. O filme recebeu 3 indicações.
O
último filme indicado na categoria principal era um representante da
Inglaterra, com direção de Alexander Korda: ‘Os amores de Henrique VIII’ com
Charles Laughton e Robert Donat. A vida pessoal do infame monarca da Inglaterra
é retratada maravilhosamente neste clássico britânico. Começando com a
decapitação de sua segunda esposa, a ambiciosa Ana Bolena. Acompanhamos a
atuação magistral de Laughton como o rei Henrique, através de seus casamentos,
que terminam em tragédia, até sua última esposa sobreviver. Charles Laughton é
simplesmente fantástico em seu papel. Retratando o rei da Inglaterra como um
homem viril, charmoso, mas perigoso quando jovem e um velho tolo encurvado, em
seus últimos anos. Atuações muito boas também de Elsa Lanchester e Binnie
Barnes como duas de suas esposas. Foi indicado para melhor filme e ator.
O técnico de som, Nathan Levinson, em associação com o executivo da Warner Bros, Sam Warner, ajudou a trazer o primeiro som para o cinema em ‘Don Juan’ de 1926. Ele também trabalhou com a Warner em ‘O Cantor de Jazz’ de 1927. Começando como operador de telégrafo sem fio aos 14 anos, mais tarde atuou como major na Primeira Guerra Mundial. Ele começou na indústria cinematográfica em 1926 e nesta cerimônia do Oscar, recebeu 3 indicações por 3 filmes diferentes, porém, perdeu para o único concorrente na categoria de melhor som. Teve carreira profícua, sendo indicado quase todo ano ao Oscar de som ou efeitos especiais, até 1952.
O
grande Walter Lantz, indicado para o Oscar de curta de animação por 10 vezes,
teve neste ano sua primeira indicação. Como chefe de seu próprio estúdio de
animação, Lantz foi responsável pela criação do primeiro desenho animado
Technicolor. Ele também apresentou os personagens de desenhos animados
Pica-pau, Andy Panda, Picolino, Zeca Urubu, Zé Jacaré, entre tantos outros. Ele
trabalhou de forma independente para a Universal Pictures. Sua casa (localizada
ao lado da do animador Joseph Barbera) foi reduzida a cinzas na década de 1960
por um grande incêndio. Surpreendentemente, a casa de seu vizinho não foi
queimada.
Pica-pau
era o personagem de desenho animado favorito de Stanley Kubrick, e supostamente
o amava tanto que queria apresentá-lo em todos os filmes que já fez, mas Walter
Lantz recusou. Lantz diria mais tarde que não se arrependeu da decisão quando
viu filmes como ‘O Iluminado’ (1980) ou ‘Laranja Mecânica’ (1971), mas se
arrependeu quando viu ‘2001: Uma Odisseia no Espaço’ (1968) e ‘Dr. Fantástico’
(1964). Por sempre concorrer com Walt Disney, nunca venceu um Oscar, mas
recebeu um Prêmio Honorário pelo conjunto da obra em 1979.
Walt
Disney, o maior vencedor do Oscar em todos os tempos, obteve 2 indicações neste
ano e venceu um Oscar.
Indicados
e vitoriosos
Melhor Filme
‘Cavalgada’ - FOX
‘Rua 42’ – Warner Brothers
‘Adeus às armas’ – Paramount
Pictures
‘O fugitivo’ – Warner Brothers
‘Dama por um dia’ – Columbia
Pictures
‘As quatro irmãs’ – RKO
Pictures
‘Os amores de Henrique VIII’ –
London Film Production
‘Uma loira para três’ – Paramount
Pictures
‘O amor que não morreu’- MGM
‘Feira de amostras’ - FOX
Melhor Diretor
Frank Lloyd – ‘Cavalgada’ (venceu 2 prêmios,
por ‘Cavalgada’ em 1934 e Divina dama’ em 1930; foi indicado por ‘Drag’ e ‘Regeneração’
em 1930; e ‘O grande motim’ em 1936 – faleceu em 1960 aos 74 anos)
Frank Capra – ‘Dama por um
dia’ (venceu
3 prêmios, por ‘Aconteceu naquela noite’ em 1935; ‘O galante Mr. Deeds’ em
1937; e ‘Do mundo nada se leva’ em 1939; foi indicado por ‘A mulher faz o
homem’ em 1940; e ‘A felicidade não se compra’ em 1947 – faleceu em 1991 aos 94
anos)
George Cukor – ‘As quatro
irmãs’ (venceu
um Oscar por ‘Minha bela dama’ em 1965; foi indicado por ‘Núpcias de escândalo’
em 1941; ‘Fatalidade’ em 1948; ‘Nascida ontem’ em 1951 – faleceu em 1983 aos 83
anos)
Melhor Ator
Charles Laughton por ‘Os amores de Henrique VIII’ (foi indicado por ‘O grande motim’ em 1936; e ‘Testemunha de acusação’
em 1958 – faleceu em 1962 aos 63 anos)
Leslie Howard por ‘Romance
antigo’ (indicado
também por ‘Pigmaleão’ em 1939 – faleceu em 1943 aos 50 anos)
Paul Muni por ‘O fugitivo’ (venceu
por ‘A história de Louis Pasteur’ em 1937; foi indicado por ‘The valiant’ em
1930; ‘Inferno negro’ em 1936; ‘A vida de Emile Zola’ em 1938; e ‘Rebeldia de
um bravo’ em 1960 – faleceu em 1967 aos 71 anos)
Melhor Atriz
Katharine Hepburn por ‘Manhã de glória’ (venceu outras 3 vezes, por ‘Adivinhe quem vem para jantar?’ em 1968;
‘O leão no inverno’ em 1969; e ‘Num lago dourado’, em 1982; foi indicada 8
vezes, por ‘A mulher que soube amar’, em 1936; ‘Núpcias de escândalo’, em 1941;
‘A mulher do ano’, em 1943; ‘Uma aventura na África’, em 1952; ‘Quando o
coração floresce’, em 1956; ‘Lágrimas do céu’, em 1957; ‘De repente, no último
verão’, em 1960; ‘Longa viagem noite a dentro’, em 1963 – faleceu em 2003 aos
96 anos)
May Robson por ‘Dama por um
dia’ (única
indicação – faleceu em 1942 aos 84 anos)
Diana Wynyard por ‘Cavalgada’ (única
indicação – faleceu em 1964 aos 58 anos)
Melhor História Original
‘A única solução’ - Robert Lord (indicado por
‘legião negra’ em 1938 – faleceu em 1976 aos 75 anos)
‘O pugilista e a favorita’ -
Frances Marion (venceu 2 prêmios, por ‘O presídio’ em 1930 e
‘O campeão’ em 1932 – faleceu em 1973 aos 84 anos)
‘Rasputin e a imperatriz’ -
Charles MacArthur (venceu um Oscar por ‘O energúmeno’ em 1936;
foi indicado por ‘O morro dos ventos uivantes’ em 1940 – faleceu em 1956 aos 60
anos)
Melhor Roteiro
‘As quatro irmãs’ - Victor Heerman (única
indicação e vitória – faleceu em 1977 aos 84 anos) e Sarah Y. Mason (única indicação e vitória – faleceu em
1980 aos 84 anos)
‘Dama por um dia’ - Robert
Riskin (venceu
um Oscar por ‘Aconteceu naquela noite’ em 1935; foi indicado por ‘A galante Mr.
Deeds’ em 1937; ‘Do mundo nada se leva’ em 1939; e ‘Órfãos da tempestade’ em
1952 – faleceu em 1955 aos 58 anos)
‘Feira de amostras’ – Paul
Green (única
indicação – faleceu em 1981 aos 87 anos) e Sonya Levien (venceu
um Oscar por ‘melodia interrompida’ em 1956 – faleceu em 1960 aos 71 anos)
Melhor Curta-metragem de Comédia
‘So This Is Harris!’ - Lou Brock (foi indicado neste
mesmo ano por ‘A preferred list’ – faleceu em 1971 aos 78 anos)
‘Mister Mugg’ - Warren Doane (única
indicação – faleceu em 1964 aos 73 anos)
‘A Preferred List’ - Lou Brock
(venceu
um Oscar neste mesmo ano por ‘So this Harris!’ – faleceu em 1971 aos 78 anos)
Melhor Curta-metragem em
Inovação
‘Krakatoa’ - Joe Rock (única indicação e vitória – faleceu em 1984 aos 90 anos)
‘Menu’ - Pete Smith (venceu
2 prêmios, por ‘Penny wisdom’ em 1938; e ‘Quicker´n a wink’ em 1941; ganhou um
Oscar Honorário em 1954; foi indicado por ‘Menu’ em 1934; ‘Strikes and Spares’
em 1935; ‘Audioscopiks’ em 1936; ‘Wanted -- A Master’ em 1937; ‘Romance of
Radium’ em 1938; ‘Army Champions’ em 1942; ‘Marines in the Making’ em 1943; ‘Seeing
Hands’ em 1944; ‘Movie Pests’ em 1945; ‘Sure Cures’ em 1947; ‘Now You See It’
em 1948; ‘Você pode vencer’ em 1949; ‘Water Trix’ em 1950; ‘Wrong Way Butch’ em
1951 – faleceu em 1979 aos 86 anos)
‘The Sea’ - Wanda Jakubowska (única
indicação – faleceu em 1998 aos 90 anos), Stanislaw Wohl (única
indicação – faleceu em 1985 aos 72 anos) e Jerzy Zarzycki (única
indicação)
Melhor Diretor Assistente
Charles Barton - Paramount
Scott Beal – Universal
Charles Dorian - MGM
Fred Fox – United Artists
Gordon Hollingshead – Warner Brothers
Dewey Starkey - RKO
William Tummel - FOX
Al Alleborn – Warner Brothers
Sid Brod - Paramount
Orville O. Dull -MGM
Percy Ikerd - FOX
Arthur Jacobson - Paramount
Edward Killy - RKO
Joseph A. McDonough
William J. Reiter - Universal
Frank Shaw – Warner Brothers
Ben Silvey – United Artists
John S. Waters - MGM
Melhor Mixagem de Som
‘Adeus às armas’ – Franklin Hansen (indicado por ‘Alvorada de amor’ em
1930; Cleópatra’ em 1935; ‘Lanceiros da Índia’ em 1936; e ‘Atiradores do Texas’
em 1937 – faleceu em 1982 aos 84 anos)
‘Rua 42’ – ‘Nathan Levinson (Warner
Brothers - venceu por ‘A canção da vitória’ em 1943; ganhou um Oscar Honorário
em 1941; foi indicado 3 vezes em seu primeiro ano, 1934, por ‘Rua 42, ‘Cavadouras
de ouro’ e ‘O fugitivo’; por ‘Miss Generala’ em 1935; ‘Capitão Blood’ em 1935;
‘A carga da brigada ligeira’ em 1937; ‘A vida de Emile Zola’ em 1938; ‘Quatro
filhas’ em 1939; pelo som e efeitos especiais de ‘Meu reino por um amor’ em
1940; pelo som e efeitos especiais de ‘O gavião do mar’ em 1941; pelos efeitos
especiais de ‘O lobo do mar’ em 1942; pelo som de ‘Sargento York’ em 1942;
pelos efeitos especiais de ‘Fugitivos do inferno’ em 1943; pelos efeitos
especiais de ‘Águias americanas’ e pelo som de ‘Forja de heróis’ em 1944; pelos
efeitos especiais de ‘As aventuras de Mak Twain’ e pelo som em ‘Um sonho em
Hollywood’ em 1945; ‘pelo som em ‘Rapsódia em azul’ em 1946; pelos efeitos
especiais de ‘Uma vida roubada’ em 1947; e pelo som de ‘Belinda ‘ em 1949; e
‘Uma rua chamada pecado’ em 1952 – faleceu em 1952 aos 64 anos)
‘Cavadouras de ouro’ – Nathan
Levinson (Warner Brothers - venceu por ‘A canção da vitória’ em
1943; ganhou um Oscar Honorário em 1941; foi indicado 3 vezes em seu primeiro
ano, 1934, por ‘Rua 42, ‘Cavadouras de ouro’ e ‘O fugitivo’; por ‘Miss
Generala’ em 1935; ‘Capitão Blood’ em 1935; ‘A carga da brigada ligeira’ em
1937; ‘A vida de Emile Zola’ em 1938; ‘Quatro filhas’ em 1939; pelo som e
efeitos especiais de ‘Meu reino por um amor’ em 1940; pelo som e efeitos
especiais de ‘O gavião do mar’ em 1941; pelos efeitos especiais de ‘O lobo do
mar’ em 1942; pelo som de ‘Sargento York’ em 1942; pelos efeitos especiais de
‘Fugitivos do inferno’ em 1943; pelos efeitos especiais de ‘Águias americanas’
e pelo som de ‘Forja de heróis’ em 1944; pelos efeitos especiais de ‘As
aventuras de Mak Twain’ e pelo som em ‘Um sonho em Hollywood’ em 1945; ‘pelo
som em ‘Rapsódia em azul’ em 1946; pelos efeitos especiais de ‘Uma vida
roubada’ em 1947; e pelo som de ‘Belinda ‘ em 1949; e ‘Uma rua chamada pecado’
em 1952 – faleceu em 1952 aos 64 anos)
‘O fugitivo’ – Nathan Levinson
(Warner
Brothers - venceu por ‘A canção da vitória’ em 1943; ganhou um Oscar Honorário
em 1941; foi indicado 3 vezes em seu primeiro ano, 1934, por ‘Rua 42,
‘Cavadouras de ouro’ e ‘O fugitivo’; por ‘Miss Generala’ em 1935; ‘Capitão
Blood’ em 1935; ‘A carga da brigada ligeira’ em 1937; ‘A vida de Emile Zola’ em
1938; ‘Quatro filhas’ em 1939; pelo som e efeitos especiais de ‘Meu reino por um
amor’ em 1940; pelo som e efeitos especiais de ‘O gavião do mar’ em 1941; pelos
efeitos especiais de ‘O lobo do mar’ em 1942; pelo som de ‘Sargento York’ em
1942; pelos efeitos especiais de ‘Fugitivos do inferno’ em 1943; pelos efeitos
especiais de ‘Águias americanas’ e pelo som de ‘Forja de heróis’ em 1944; pelos
efeitos especiais de ‘As aventuras de Mak Twain’ e pelo som em ‘Um sonho em
Hollywood’ em 1945; ‘pelo som em ‘Rapsódia em azul’ em 1946; pelos efeitos
especiais de ‘Uma vida roubada’ em 1947; e pelo som de ‘Belinda ‘ em 1949; e
‘Uma rua chamada pecado’ em 1952 – faleceu em 1952 aos 64 anos)
Melhor Direção de Arte
‘Cavalgada’ - William S. Darling (venceu outros 2
prêmios, por ‘A canção de Bernadete’ em 1944; e ‘Ana e o rei do Sião’ em 1947; foi
indicado por ‘Lloyd´s of London’ em 1937; ‘Queridinha do vovô’ em 1938; ‘E as
chuvas chegaram’ em 1940; ‘As chaves do reino’ em 1946 – faleceu em 1963 aos 81
anos)
‘Adeus às armas’ - Hans Dreier
(venceu
3 prêmios, por ‘Gaivota negra’ em 1946; ‘Sansão e Dalila’ e ‘Crepúsculo dos
deuses’ em 1951. Foi indicado duplamente em 1930, por ‘Alvorada do amor’ e O
rei vagabundo’; ‘Alta traição’ na outra cerimônia de 1930; ‘Marrocos’ em 1931;
‘Adeus às armas’ em 1934; ‘Lanceiros da Índia’ em 1936; ‘Almas no mar’ em 1938;
‘Se eu fora rei’ em 1939; ‘Beau geste’ em 1940; duplamente indicado em 1941 por
‘Legião de heróis’ e ‘Levanta-te, meu amor!’;
‘A porta de ouro’ em 1942; duplamente indicado em 1943, por ‘Vendaval de
paixões’ e ‘Ela e o secretário’; também duplamente indicado em 1944 por ‘Por
quem os sinos dobram?’ e ‘Cinco covas no Egito’; em 1945 também foi indicado 2
vezes, por ‘A mulher que não sabia amar’ e ‘Sem tempo para amar’; em 1946
também recebeu 2 indicações, vencendo uma delas, e sendo indicado por ‘Um amor
em cada vida’; e ‘Flor do lodo’ em 1947 – faleceu em 1966 aos 81 anos) e
Roland Anderson (indicado 15 vezes, por ‘Adeus às armas’ em
1934; ‘Lanceiros da Índia’ em 1936; ‘Almas no mar’ em 1938; ‘Legião de heróis’
em 1941; ‘Vendaval de paixões’ em 1943; ‘Ela e o secretário’ em 1943; ‘Um amor
em cada vida’ em 1946; ‘Perdição por amor’ em 1953; ‘Ligas encarnadas’ em 1955;
‘Amar é sofrer’ em 1955; ‘Começou em Nápoles’ em 1961; ‘Bonequinha de luxo’ em
1962; ‘O pombo que conquistou Roma’ em 1963; ‘O bem-amado’ e ‘O preço do
prazer’ em 1964 – faleceu em 1989 aos 85 anos)
‘A rival da esposa’ - Cedric
Gibbons (venceu
11 prêmios, por ‘A ponte de São Luís
Rey’ em 1930; ‘A viúva alegre’ em 1935;
‘Orgulho e preconceito’ em 1941; ‘Flores do pó’ em 1942; ‘À meia luz’ em 1945;
‘Virtude selvagem’ em 1947; ‘Quatro destinos’ em 1950; ‘Sinfonia em Paris’ em
1952; ‘Assim estava escrito’ em 1953; ‘Júlio César’ em 1954; ‘Alguém lá em cima
gosta de mim’ em 1957; foi indicado por
‘A rival da esposa’ em 1934; ‘Romeu e Julieta’ e ‘O grande Ziegfeld’
em1937; ‘O romance de Madame Waleska’ em 1938; ‘Maria Antonieta’ em 1939; ‘O mágico
de OZ’ em 1940; ‘Divino tormento’ em 1941; ‘De mulher para mulher’ em 1942; ‘Na
noite do passado’ em 1943; ‘A filha do comandante’ e ‘Madame Curie’ em 1944;
‘Kismet’ em 1945; ‘A mocidade é assim’ e ‘O retrato de Dorian Gray’ em 1946;
‘Madame Bovary’ em 1950; ‘Bonita e valente’ e ‘Danúbio vermelho’ em 1951; ‘Quo
vadis’ e ‘Cedo para beijar’ em 1952; ‘A viúva alegre’ em 1953; ‘A rainha
virgem’, ‘A história de três amores’ e ‘Lili’ em 1954; ‘A lenda dos beijos
perdidos’ e ‘Um homem e dez destinos’ em 1955; ‘Eu chorarei amanhã’ e ‘Sementes
da violência’ em 1956; ‘sede de viver’ em 1957 – faleceu em 1960 aos 67 anos)
Melhor Fotografia
‘Adeus às armas’ - Charles Lang (foi indicado outras
16 vezes, por , ‘O direito de amar’ em 1931; ‘Levanta-te, meu amor’ em 1941; ‘O entardecer’ em 1942; ‘A legião branca’ em
1944; ‘O solar das almas perdidas’ em 1945; ‘O fantasma apaixonado’ em 1948; ‘A
mundana’ em 1949; ‘Precipícios d´alma’ em 1953; ‘Sabrina’ em 1955; ‘Os amores
secretos de Eva’ em 1956; ‘Vidas separadas’ em 1959; ‘Quanto mais quente
melhor’, em 1960; ‘O jogo proibido do amor’ em 1961; ‘A face oculta’ em 1962;
‘A conquista do oeste’ em 1964; e ‘‘Bob & Carol & Ted & Alice’ em
1970; ‘Liberdade para as borboletas’ em 1973– faleceu em 1998 aos 96 anos)
‘Reunião em Vienna’ - George
J. Folsey (indicado 13 vezes, por ‘Reunião em Viena’ em 1934; ‘A
espiã 13’ em 1935; ‘Mulher sublime’ em 1937; ‘A filha do comandante’ em 1944;
‘agora seremos felizes’ em 1945; ‘Evocação’ em 1945; ‘Anos de ternura’ em 1947;
‘A rua do Delfim verde’ em 1948; ‘A rainha do mar’ em 1953; ‘Todos os irmãos
eram valentes’ em 1954; ‘Sete noivas para sete irmãos’ em 1955; ‘Um homem e dez
destinos’ em 1955; e ‘O balcão’ em 1964 – faleceu em 1988 aos 90 anos)
‘Sinal da cruz’ - Karl Struss (venceu
um Oscar por ‘Aurora’ em 1929; foi indicado por ‘O médico e o monstro’ em 1932;
‘O sinal da cruz’ em 1934; e ‘Aloma, a virgem prometida’ em 1942 – faleceu em
1981 aos 95 anos)
Melhor Animação em
Curta-metragem
‘Os três porquinhos’ – Walt Disney (ganhou
um Prêmio Honorário pela criação do Mickey Mouse em 1932; outro Prêmio
Honorário pela criação do desenho animado em longa-metragem ‘Branca de neve e
os sete anões’ em 1939; Prêmio Honorário pela realização do filme ‘Fantasia’ em
1942; Prêmio Irving G. Thalberg em 1942; venceu 22 prêmios, por ‘Flores e
árvores’ em 1932; ‘Os três porquinhos’ em 1934; ‘A tartaruga e a lebre’ em
1935; ‘Três gatinhos órfãos’ em 1936; ‘Primo da roça’ em 1937; ‘O velho moinho’
em 1938; ‘Ferdinando o Touro’ em 1939; ‘O patinho feito’ em 1940; ‘Me dê uma
pata’ em 1942; ‘A face do Fuher’ em 1943; ‘Seal Island’ em 1949; ‘O vale do
castor’ em 1951; ‘Nature's Half Acre’ em 1952; ‘Water birds’ em 1953; ‘O deserto vivo’, ‘O esquimó do Alaska’,
‘Bear country’ e ‘Toot Whistle Plunk and Boom’, todos em 1954; ‘A planície
imensa’ em 1955; ‘Men Against the Arctic’ em 1956; ‘Grand Canyon’ em 1959;
‘Ursinho Puff e o dia chuvoso’ em 1969; foi indicado por ‘Pai de órfãos’ em
1932; ‘Arranhando o céu’ em 1934; ‘A flecha do amor’ em 1936; ‘Bons
escoteiros’, ‘Mamãe Ganso’ e ‘O alfaiatezinho valente’ em 1939; ‘Como treinar
um pointer’ em 1940; ‘Truant Officer Donald’ em 1942; ‘The New Spirit’ e ‘The
Grain That Built a Hemisphere’ em 1943; ‘Reason and Emotion’ em 1944; ‘Como
jogar futebol’ em 1945; ‘O crime de Donald ‘me 1946; ‘Squatter's Rights’ em
1947; ‘Pluto's Blue Note’ em 1948; ‘Chip an' Dale’ em 1948; ‘Tea for Two
Hundred’ em 1949; ‘Mickey e a foca’ em 1949; ‘Guerra de brinquedos’ em 1950;
‘Cordeiro, o Leão Medroso’ em 1952; ‘Ben e eu’ em 1954; ‘Rugged Bear’ em 1954;
‘Siam’ em 1955; ‘Pigs is pigs’ em 1955; ‘Suíça’ em 1956; ‘No hunting’ em 1956;
‘Samoa’ em 1957; ‘A verdade sobre mamãe Ganso’ em 1958; ‘Paul Gunyan’ em 1959;
‘Donald no país da matemática’ em 1960; ‘Mistérios nas profundezas’ em 1960; ‘A
arca de Noé’ em 1960; ‘Islands of the Sea’ e ‘Golias II’ em 1961; ‘Aquamania’
em 1962; ‘A Symposium on Popular Songs’ em 1963; ‘produtor de ‘Mary Poppins’ em
1965 – faleceu em 1966 aos 65 anos)
‘Arranhando o céu’ - Walt
Disney (ganhou
um Prêmio Honorário pela criação do Mickey Mouse em 1932; outro Prêmio
Honorário pela criação do desenho animado em longa-metragem ‘Branca de neve e
os sete anões’ em 1939; Prêmio Honorário pela realização do filme ‘Fantasia’ em
1942; Prêmio Irving G. Thalberg em 1942; venceu 22 prêmios, por ‘Flores e
árvores’ em 1932; ‘Os três porquinhos’ em 1934; ‘A tartaruga e a lebre’ em
1935; ‘Três gatinhos órfãos’ em 1936; ‘Primo da roça’ em 1937; ‘O velho moinho’
em 1938; ‘Ferdinando o Touro’ em 1939; ‘O patinho feito’ em 1940; ‘Me dê uma
pata’ em 1942; ‘A face do Fuher’ em 1943; ‘Seal Island’ em 1949; ‘O vale do
castor’ em 1951; ‘Nature's Half Acre’ em 1952; ‘Water birds’ em 1953; ‘O deserto vivo’, ‘O esquimó do Alaska’,
‘Bear country’ e ‘Toot Whistle Plunk and Boom’, todos em 1954; ‘A planície
imensa’ em 1955; ‘Men Against the Arctic’ em 1956; ‘Grand Canyon’ em 1959;
‘Ursinho Puff e o dia chuvoso’ em 1969; foi indicado por ‘Pai de órfãos’ em
1932; ‘Arranhando o céu’ em 1934; ‘A flecha do amor’ em 1936; ‘Bons
escoteiros’, ‘Mamãe Ganso’ e ‘O alfaiatezinho valente’ em 1939; ‘Como treinar
um pointer’ em 1940; ‘Truant Officer Donald’ em 1942; ‘The New Spirit’ e ‘The
Grain That Built a Hemisphere’ em 1943; ‘Reason and Emotion’ em 1944; ‘Como
jogar futebol’ em 1945; ‘O crime de Donald ‘me 1946; ‘Squatter's Rights’ em
1947; ‘Pluto's Blue Note’ em 1948; ‘Chip an' Dale’ em 1948; ‘Tea for Two
Hundred’ em 1949; ‘Mickey e a foca’ em 1949; ‘Guerra de brinquedos’ em 1950;
‘Cordeiro, o Leão Medroso’ em 1952; ‘Ben e eu’ em 1954; ‘Rugged Bear’ em 1954;
‘Siam’ em 1955; ‘Pigs is pigs’ em 1955; ‘Suíça’ em 1956; ‘No hunting’ em 1956;
‘Samoa’ em 1957; ‘A verdade sobre mamãe Ganso’ em 1958; ‘Paul Gunyan’ em 1959;
‘Donald no país da matemática’ em 1960; ‘Mistérios nas profundezas’ em 1960; ‘A
arca de Noé’ em 1960; ‘Islands of the Sea’ e ‘Golias II’ em 1961; ‘Aquamania’
em 1962; ‘A Symposium on Popular Songs’ em 1963; ‘produtor de ‘Mary Poppins’ em
1965 – faleceu em 1966 aos 65 anos)
‘The Merry Old Soul’ – Walter
Lantz (indicado
10 vezes, ganhou um Oscar Honorário em 1979; foi indicado por ‘The merry old
soul’ em 1934; ‘Jolly little Elves’ em 1935; ‘Boogie Woogie Bugle Boy of
Company 'B'’ em 1942; ‘A vitrola maluca’ em 1943; ‘O acorbata maluco’ em 1944;
‘Fish fry’ em 1945; ‘O poeta e o camponês’ em 1946; ‘Miniaturas Musicais -
Trechos Musicais de Chopin’ em 1947; ‘Misturada louca’ em 1955; ‘A Lenda do
Pico da Canção de Ninar’ em 1956 – faleceu em 1994 aos 94 anos)
Bibliografia
- livros: - ‘O Oscar e eu’ –
de Rubens Ewald Filho
- ‘A história do Cinema Mundial’ – de
Franthiesco Ballerini
- ’85 anos do Oscar’ – de Robert Osborne
sites:
www.wikipedia.com.br
www.papodecinema.com.br
www.imdb.com
www.revistacinetica.com.br
www.adorocinema.com.br
www.youtube.com/MeuTioOscar
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