Oscar 1934, 'Cavalgada', Frank e Hepburn

 

6º Oscar

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A cerimônia de entrega dos Academy Awards aconteceu no dia 16 de março de 1934. A Academia mudou o ano de elegibilidade para coincidir com o ano civil (janeiro-dezembro). Para este ano foram considerados os filmes lançados entre agosto de 1932 e dezembro de 1933.

O humorista e às vezes ator, Will Rogers, foi o apresentador das 13 categorias, incluindo uma nova, a de melhor diretor assistente, que incluiu 18 indicados e teve sete vencedores.

Foi nesse ano que o apelido ‘Oscar’ foi mencionado pela primeira vez em um jornal. O colunista de fofocas Sidney Skolsky usou a palavra em sua coluna.

Foram anunciados os segundos e terceiros colocados em todas as categorias e os vencedores continuavam sendo apresentados com antecedência nos jornais.

O roteirista Ben Hetch, em suas memórias, contou que, no ano de 1933 foi chamado pelo diretor Ernest Lubitsch para refazer um roteiro, mas o achava um profissional intratável. A história foi a seguinte. Em 1933, Noel Coward, homossexual assumido, escreveu a peça ‘Design for living’ que foi adquirida para servir de base para um dos filmes de Lubitsch. O próprio autor foi chamado para adaptá-la. Porém, Lubitsch não se deu bem com ele e afirmou: “Não suporto esse tipo. Escreve como autor barato. Não usarei uma só linha do seu texto!” Ben Hetch foi chamado. Soube das exigências do diretor, que sempre rasgava raivosamente o seu trabalho, sugerindo que fosse refeito. Mas Hetch o desarmou quando escreveu 5 versões do mesmo roteiro. Quando ele rasgava uma versão, Hetch perguntava: “Então vamos ver se esta serve.” No final, Hetch afirma que ainda se vingou, colocando outros textos de Noel Coward nas estrelinhas, que o diretor achou ótimos. O filme no Brasil chamou-se ‘Sócios no amor’.

O cenário mundial apresentou os seguintes acontecimentos:

Mahatma Gandhi iniciou uma greve de fome em setembro de 1932, na Índia, protestando contra o imperialismo inglês sobre seu país, ainda colonizado pela Inglaterra.

Em 27 de dezembro de 1932 foi inaugurado o Radio City Music Hall, em Nova Iorque, pela RKO, com comando de David O. Selznick. E em 02 de março de 1933, o filme ‘King Kong’ estreou nesse local.

Em 30 de janeiro de 1933, Adolf Hitler foi nomeado chanceler da Alemanha.

Os EUA ainda enfrentavam a Lei Seca. A cerveja foi legalizada em 07 de abril de 1933. Oito meses depois, a Lei Seca seria revogada.

Em 06 de junho de 1933, o primeiro cinema drive-in foi inaugurado em Camden, Nova Jersey.

A categoria de melhor filme teve 10 concorrentes. Já na categoria de melhor diretor, somente 3 foram indicados. Mesmo número nas categorias de atuação.

Os concorrentes com mais indicações eram ‘Cavalgada’, ‘Adeus às armas’ e ‘Dama por um dia’ com 4 indicações cada um. ‘O fugitivo’ e ‘As quatro irmãs’ tiveram 3 cada; e ‘Rua 42, ‘Feira de amostras’ e ‘Os amores de Henrique VIII’, 2 cada um. O restante só conseguiu uma indicação.

‘Cavalgada’ é um exemplo extremamente bom de filmes feitos nos primeiros anos após o advento do som, uma época em que atores, diretores, escritores e diretores de fotografia lutavam para encontrar um novo estilo que pudesse acomodar confortavelmente a nova tecnologia. Durante este período, muitos atores e escritores foram retirados do palco - apenas para descobrir que o que parece real e natural no teatro parece fortemente educado na tela. O filme apresenta a história de duas famílias de Londres cujas vidas se entrelaçam entre 1900 e 1933. O filme começa com a família Marryot de classe alta e seus servos, Sr. e Sra. Bridges, enfrentando a Guerra dos Bôeres - e depois através de uma série de montagens e cenas semelhantes a outras montagens, seguem o destino das duas famílias enquanto elas enfrentam mudanças nos códigos de costumes e classe social, além de vários eventos históricos que vão desde o naufrágio do Titanic até a Primeira Guerra Mundial. Do ponto de vista moderno, o grande problema do filme é o roteiro. Embora a peça tenha sido um grande sucesso em sua época, raramente é revivida, e o diálogo da versão cinematográfica deixa poucas dúvidas do porquê: parece ridiculamente artificial, e essa qualidade é enfatizada pela "grande maneira" do elenco. Foi o primeiro filme da Fox a ganhar o Oscar de melhor filme. Foi dirigido por Frank Lloyd e escrito por Noel Coward e Reginald Berkeley. Obteve 4 indicações e venceu em 3 categorias.

                                                                (cena de 'Cavalgada')

‘Adeus às armas’, de Frank Borzage, foi a primeira versão para o cinema do livro de Ernest Hemingway. Recebeu 4 indicações e venceu duas. Era um drama de guerra que teve problemas no roteiro nessa primeira versão. Afinal, o Código Hayes já estava instalado e funcionando. Havia uma cena, que foi cortada, em que a personagem principal dava à luz a uma criança, que demandava dores, gemidos, gases e hemorragias. O romance foi adaptado 3 vezes para o cinema. Era um forte candidato, apesar de não ter seu diretor indicado ao Oscar.

Robert Riskin adaptou ‘Dama por um dia’ para o diretor Frank Capra. A história de uma senhora pobre, Apple Annie, vendedora de maçãs em Nova Iorque, que sempre escreveu para sua filha na Espanha, fazendo ela pensar que tinha se dado bem na vida sendo da alta sociedade de Nova York. Com sua filha a caminho, de repente, para a América com seu novo noivo e seu sogro, um membro verdadeiro da aristocracia da Espanha, Annie tinha que continuar sua dissimulação ou o conde não daria sua bênção ao casamento. A questão social era muito importante nessa época. Vide os famosos dotes. Ela recebe ajuda inesperada de um amigo, uma figura bem conhecida nos círculos underground, que considera Annie seu amuleto da sorte, e que consegue para ela um apartamento de luxo para enganar os visitantes, como se o bem fosse dela - mas esse ato de bondade incomum de um homem com uma reputação desonrosa desperta suspeitas, levando a complicações que fazem com que as coisas nem sempre saiam como planejado. O filme recebeu 4 indicações e nenhum prêmio. Mas era um dos mais fortes candidatos, visto que seu diretor estava indicado junto com o produtor. A atriz May Robson estava em seu melhor papel na carreira e mereceu a indicação.

Conta-se que, quando Will Rogers foi apresentar o Oscar para melhor direção, abriu o envelope e só disse “Venha Frank!” Havia 2 Franks indicados, Lloyd e Capra. Quando Rogers abria o envelope, Frank Capra tinha tanta certeza que ele ganharia que já estava de pé, e quando ouviu o ‘Venha, Frank”, ele foi pensando ser ele, mas era Frank Lloyd. Rogers, na mesma hora, corrigiu o constrangimento, e Capra voltou para sua cadeira cabisbaixo. Sorte que somente pelo rádio era transmitida a cerimônia. Mas em suas memórias, Capra descreve esse momento como o mais constrangedor de toda sua vida.

O quarto filme indicado e também forte candidato ao prêmio era ‘As quatro irmãs’, dirigido por George Cukor, e baseado no livro de Louisa May Ascott. Uma história que também foi algumas vezes adaptada para o cinema com outros nomes: ‘Quatro destinos’ na década de 1950; ‘Adoráveis mulheres’ na década de 1990; ‘Mulherzinhas’ para a TV nos anos 2000; e ‘Jovens mulheres’ na década de 2010. O longa contava com nomes como Katherine Hepburn, Joan Bennett e Paul Lukas. Era a primeira indicação de Cukor e o filme recebeu outras 2 indicações, vencendo por melhor roteiro adaptado. A grande atriz Katherine Hepburn, não iria ser indicada por esse filme, mas por ‘Manhã de glória’, que só conquistou essa indicação. Um filme pequeno, dirigido por Lowell Sherman, baseado numa peça teatral de Zoe Atkins. A distribuidora era a RKO.  Mas entrou para a história como o primeiro filme que deu o primeiro Oscar, na primeira indicação da lenda Katherine Hepburn. Que já começa aqui sua posição esnobe com relação ao prêmio. Ela só surgiria na cerimônia do Oscar uma única vez na década de 1970 para entregar um prêmio Honorário a um amigo.

Um musical clássico foi indicado naquele ano: ‘Rua 42’. O filme foi tão bem nas bilheterias, que salvou da falência o estúdio que o produziu, Warner Brothers. O diretor Lloyd Bacon reuniu nomes famosos para o elenco. Warner Baxter, Dick Powell, a tremenda dançarina Ruby Keeler, Uma Merkel, e Ginger Rogers. Só foi indicado para melhor filme e som.

            ‘Feira de amostras’, de Henry King, contava com elenco estelar: Janet Gaynor, Lew Ayres, Will Rogers, Louise Dresser, entre outros. Teve roteiro de outra roteirista famosa: Sonya Levien, além de Paul Green e Philip Stong. O filme da Fox ficou na obscuridade, mas recebeu 2 indicações naquela temporada.

‘O amor que não morreu’ da MGM, teve direção de Sidney Franklin e contou com Frederic March, Norma Shearer e Leslie Howard. Uma curiosidade que ficou sobre esse filme, foi com relação aos comentários do astro March sobre a estrela Shearer, que, segundo ele, buscava a perfeição em todas as cenas, e o fazia repeti-las sem parar. Principalmente, as de amor. Perguntado se ele saberia dizer o motivo pelo qual Shearer fazia isso, ele preferiu ficar em silêncio. Mas disse que ela era realmente uma grande atriz e profissional. A película só foi indicada para melhor filme. Leslie Howard estava indicado naquele ano, mas pelo filme ‘Romance antigo’, de Frank Lloyd, com produção da Fox.

Outro filme de Lowell Sherman também só foi indicado para melhor filme: ‘Uma loira para três’, que estampava Mae West no cartaz, junto com Cary Grant. A maioria dos figurinos de Mae West foi costurado em seu próprio corpo. Mae, além de ótima comediante, era ótima roteirista. Seus filmes antes do Código Hayes ser estabelecido, eram cheios de dupla mensagem, sublinguagem e erotismos. Foi o filme que salvou a Paramount da falência. O público, no ano seguinte, sentiria a censura do código. Já não seria possível ter as insinuações que se via nesse filme. Em vez de o público inicial ser ingênuo e pouco sofisticado, foi a proibição de certas linguagens e situações no cinema que deu origem à ideia de um mundo falso: que antes não havia tons de cinza, todas as mulheres solteiras eram virgens, as caras feias sempre perdem, e nenhuma má ação permanece impune.

‘O fugitivo’ era um filme noir de Mervyn LeRoy, contando com Paul Muni. Foi preciso um pouco de coragem para fazer este filme, e a Warner Brothers estava à altura. Esta é uma das quatro produções do início da década de 1930 que lidavam com o crime de forma naturalista. Mas os outros - "Inimigo Público", "Alma no lodo" e "Scarface" - embora investindo nos protagonistas características reconhecidamente humanas, como ciúme ou vínculo masculino - estavam, no entanto, do lado do Estado, do Governo. Ok, ele pode amar sua mãe, mas ele ainda é uma ameaça para a sociedade. Todos eles morreram violentamente no final. Aqui, por outro lado, é uma história em que o protagonista é completamente inocente, culpado de nada mais do que querer atacar por conta própria e realizar algo construtivo depois de ter passado pelo inferno no exército na Primeira Guerra Mundial. O estado - Geórgia - o condena por erro. Ele foi forçado a participar do crime por um estranho, embora para ter certeza ele agiu com bastante culpa. E, com o verdadeiro James Allen atuando como consultor, e o filme sendo baseado em seu livro autobiográfico, quem pode realmente dizer o quão relutante ele era como participante? Ainda assim, o ponto do filme é que, mesmo que fossem culpados de roubo, a punição imposta pelo Estado, as condições na quadrilha, eram desumanas. Digamos que muitas pessoas sensatas o considerem "cruel e incomum". Então Allen escapa pela primeira vez, assim como ‘Rebeldia Indomável’ fez. De acordo com o filme, ele ganha destaque como engenheiro autodidata, embora, novamente, o ponto permaneça igual, mesmo que ele nunca tenha subido acima do nível de ajudante de garçom. Coagido a se casar por uma esposa dominadora, gananciosa e autoindulgente (cujo romance autobiográfico deveria ter sido um companheiro para Allen), ele se apaixona por uma "garota legal". No decorrer da década de 1960, o Estado tornou-se tão inimigo quanto o próprio criminoso – talvez mais. Mas este filme foi lançado em 1932, uma época em que ainda era preciso coragem para retratar um sistema social tão completamente corrupto e sádico. O filme recebeu 3 indicações.

O último filme indicado na categoria principal era um representante da Inglaterra, com direção de Alexander Korda: ‘Os amores de Henrique VIII’ com Charles Laughton e Robert Donat. A vida pessoal do infame monarca da Inglaterra é retratada maravilhosamente neste clássico britânico. Começando com a decapitação de sua segunda esposa, a ambiciosa Ana Bolena. Acompanhamos a atuação magistral de Laughton como o rei Henrique, através de seus casamentos, que terminam em tragédia, até sua última esposa sobreviver. Charles Laughton é simplesmente fantástico em seu papel. Retratando o rei da Inglaterra como um homem viril, charmoso, mas perigoso quando jovem e um velho tolo encurvado, em seus últimos anos. Atuações muito boas também de Elsa Lanchester e Binnie Barnes como duas de suas esposas. Foi indicado para melhor filme e ator.

                                                                (Charles Laughton)

O técnico de som, Nathan Levinson, em associação com o executivo da Warner Bros, Sam Warner, ajudou a trazer o primeiro som para o cinema em ‘Don Juan’ de 1926. Ele também trabalhou com a Warner em ‘O Cantor de Jazz’ de 1927. Começando como operador de telégrafo sem fio aos 14 anos, mais tarde atuou como major na Primeira Guerra Mundial. Ele começou na indústria cinematográfica em 1926 e nesta cerimônia do Oscar, recebeu 3 indicações por 3 filmes diferentes, porém, perdeu para o único concorrente na categoria de melhor som. Teve carreira profícua, sendo indicado quase todo ano ao Oscar de som ou efeitos especiais, até 1952.

O grande Walter Lantz, indicado para o Oscar de curta de animação por 10 vezes, teve neste ano sua primeira indicação. Como chefe de seu próprio estúdio de animação, Lantz foi responsável pela criação do primeiro desenho animado Technicolor. Ele também apresentou os personagens de desenhos animados Pica-pau, Andy Panda, Picolino, Zeca Urubu, Zé Jacaré, entre tantos outros. Ele trabalhou de forma independente para a Universal Pictures. Sua casa (localizada ao lado da do animador Joseph Barbera) foi reduzida a cinzas na década de 1960 por um grande incêndio. Surpreendentemente, a casa de seu vizinho não foi queimada.

Pica-pau era o personagem de desenho animado favorito de Stanley Kubrick, e supostamente o amava tanto que queria apresentá-lo em todos os filmes que já fez, mas Walter Lantz recusou. Lantz diria mais tarde que não se arrependeu da decisão quando viu filmes como ‘O Iluminado’ (1980) ou ‘Laranja Mecânica’ (1971), mas se arrependeu quando viu ‘2001: Uma Odisseia no Espaço’ (1968) e ‘Dr. Fantástico’ (1964). Por sempre concorrer com Walt Disney, nunca venceu um Oscar, mas recebeu um Prêmio Honorário pelo conjunto da obra em 1979.

Walt Disney, o maior vencedor do Oscar em todos os tempos, obteve 2 indicações neste ano e venceu um Oscar.

 

                                                                    (Katherine Hepburn)

                             

Indicados e vitoriosos

 

Melhor Filme

‘Cavalgada’ - FOX

‘Rua 42’ – Warner Brothers

‘Adeus às armas’ – Paramount Pictures

‘O fugitivo’ – Warner Brothers

‘Dama por um dia’ – Columbia Pictures

‘As quatro irmãs’ – RKO Pictures

‘Os amores de Henrique VIII’ – London Film Production

‘Uma loira para três’ – Paramount Pictures

‘O amor que não morreu’- MGM

‘Feira de amostras’ - FOX

 

Melhor Diretor

Frank Lloyd – ‘Cavalgada’ (venceu 2 prêmios, por ‘Cavalgada’ em 1934 e Divina dama’ em 1930; foi indicado por ‘Drag’ e ‘Regeneração’ em 1930; e ‘O grande motim’ em 1936 – faleceu em 1960 aos 74 anos)

Frank Capra – ‘Dama por um dia’ (venceu 3 prêmios, por ‘Aconteceu naquela noite’ em 1935; ‘O galante Mr. Deeds’ em 1937; e ‘Do mundo nada se leva’ em 1939; foi indicado por ‘A mulher faz o homem’ em 1940; e ‘A felicidade não se compra’ em 1947 – faleceu em 1991 aos 94 anos)

George Cukor – ‘As quatro irmãs’ (venceu um Oscar por ‘Minha bela dama’ em 1965; foi indicado por ‘Núpcias de escândalo’ em 1941; ‘Fatalidade’ em 1948; ‘Nascida ontem’ em 1951 – faleceu em 1983 aos 83 anos)

 

 

 

Melhor Ator

Charles Laughton por ‘Os amores de Henrique VIII’ (foi indicado por ‘O grande motim’ em 1936; e ‘Testemunha de acusação’ em 1958 – faleceu em 1962 aos 63 anos)

Leslie Howard por ‘Romance antigo’ (indicado também por ‘Pigmaleão’ em 1939 – faleceu em 1943 aos 50 anos)

Paul Muni por ‘O fugitivo’ (venceu por ‘A história de Louis Pasteur’ em 1937; foi indicado por ‘The valiant’ em 1930; ‘Inferno negro’ em 1936; ‘A vida de Emile Zola’ em 1938; e ‘Rebeldia de um bravo’ em 1960 – faleceu em 1967 aos 71 anos)

 

Melhor Atriz

Katharine Hepburn por ‘Manhã de glória’ (venceu outras 3 vezes, por ‘Adivinhe quem vem para jantar?’ em 1968; ‘O leão no inverno’ em 1969; e ‘Num lago dourado’, em 1982; foi indicada 8 vezes, por ‘A mulher que soube amar’, em 1936; ‘Núpcias de escândalo’, em 1941; ‘A mulher do ano’, em 1943; ‘Uma aventura na África’, em 1952; ‘Quando o coração floresce’, em 1956; ‘Lágrimas do céu’, em 1957; ‘De repente, no último verão’, em 1960; ‘Longa viagem noite a dentro’, em 1963 – faleceu em 2003 aos 96 anos)

May Robson por ‘Dama por um dia’ (única indicação – faleceu em 1942 aos 84 anos)

Diana Wynyard por ‘Cavalgada’ (única indicação – faleceu em 1964 aos 58 anos)

 

Melhor História Original

‘A única solução’ - Robert Lord (indicado por ‘legião negra’ em 1938 – faleceu em 1976 aos 75 anos)

‘O pugilista e a favorita’ - Frances Marion (venceu 2 prêmios, por ‘O presídio’ em 1930 e ‘O campeão’ em 1932 – faleceu em 1973 aos 84 anos)

‘Rasputin e a imperatriz’ - Charles MacArthur (venceu um Oscar por ‘O energúmeno’ em 1936; foi indicado por ‘O morro dos ventos uivantes’ em 1940 – faleceu em 1956 aos 60 anos)

 

Melhor Roteiro

‘As quatro irmãs’ - Victor Heerman (única indicação e vitória – faleceu em 1977 aos 84 anos) e Sarah Y. Mason (única indicação e vitória – faleceu em 1980 aos 84 anos)

‘Dama por um dia’ - Robert Riskin (venceu um Oscar por ‘Aconteceu naquela noite’ em 1935; foi indicado por ‘A galante Mr. Deeds’ em 1937; ‘Do mundo nada se leva’ em 1939; e ‘Órfãos da tempestade’ em 1952 – faleceu em 1955 aos 58 anos)

‘Feira de amostras’ – Paul Green (única indicação – faleceu em 1981 aos 87 anos) e Sonya Levien (venceu um Oscar por ‘melodia interrompida’ em 1956 – faleceu em 1960 aos 71 anos)

 

 

Melhor Curta-metragem de Comédia

‘So This Is Harris!’ - Lou Brock (foi indicado neste mesmo ano por ‘A preferred list’ – faleceu em 1971 aos 78 anos)

‘Mister Mugg’ - Warren Doane (única indicação – faleceu em 1964 aos 73 anos)

‘A Preferred List’ - Lou Brock (venceu um Oscar neste mesmo ano por ‘So this Harris!’ – faleceu em 1971 aos 78 anos)

 

Melhor Curta-metragem em Inovação

Krakatoa’ - Joe Rock (única indicação e vitória – faleceu em 1984 aos 90 anos)

‘Menu’ - Pete Smith (venceu 2 prêmios, por ‘Penny wisdom’ em 1938; e ‘Quicker´n a wink’ em 1941; ganhou um Oscar Honorário em 1954; foi indicado por ‘Menu’ em 1934; ‘Strikes and Spares’ em 1935; ‘Audioscopiks’ em 1936; ‘Wanted -- A Master’ em 1937; ‘Romance of Radium’ em 1938; ‘Army Champions’ em 1942; ‘Marines in the Making’ em 1943; ‘Seeing Hands’ em 1944; ‘Movie Pests’ em 1945; ‘Sure Cures’ em 1947; ‘Now You See It’ em 1948; ‘Você pode vencer’ em 1949; ‘Water Trix’ em 1950; ‘Wrong Way Butch’ em 1951 – faleceu em 1979 aos 86 anos)

‘The Sea’ - Wanda Jakubowska (única indicação – faleceu em 1998 aos 90 anos), Stanislaw Wohl (única indicação – faleceu em 1985 aos 72 anos) e Jerzy Zarzycki (única indicação)

 

Melhor Diretor Assistente

Charles Barton - Paramount

Scott Beal – Universal

Charles Dorian - MGM

Fred Fox – United Artists

Gordon Hollingshead – Warner Brothers

Dewey Starkey - RKO

William Tummel - FOX

Al Alleborn – Warner Brothers

Sid Brod - Paramount

Orville O. Dull -MGM

Percy Ikerd - FOX

Arthur Jacobson - Paramount

Edward Killy - RKO

Joseph A. McDonough

William J. Reiter - Universal

Frank Shaw – Warner Brothers

Ben Silvey – United Artists

John S. Waters - MGM

 

Melhor Mixagem de Som

Adeus às armas’ – Franklin Hansen (indicado por ‘Alvorada de amor’ em 1930; Cleópatra’ em 1935; ‘Lanceiros da Índia’ em 1936; e ‘Atiradores do Texas’ em 1937 – faleceu em 1982 aos 84 anos)

‘Rua 42’ – ‘Nathan Levinson (Warner Brothers - venceu por ‘A canção da vitória’ em 1943; ganhou um Oscar Honorário em 1941; foi indicado 3 vezes em seu primeiro ano, 1934, por ‘Rua 42, ‘Cavadouras de ouro’ e ‘O fugitivo’; por ‘Miss Generala’ em 1935; ‘Capitão Blood’ em 1935; ‘A carga da brigada ligeira’ em 1937; ‘A vida de Emile Zola’ em 1938; ‘Quatro filhas’ em 1939; pelo som e efeitos especiais de ‘Meu reino por um amor’ em 1940; pelo som e efeitos especiais de ‘O gavião do mar’ em 1941; pelos efeitos especiais de ‘O lobo do mar’ em 1942; pelo som de ‘Sargento York’ em 1942; pelos efeitos especiais de ‘Fugitivos do inferno’ em 1943; pelos efeitos especiais de ‘Águias americanas’ e pelo som de ‘Forja de heróis’ em 1944; pelos efeitos especiais de ‘As aventuras de Mak Twain’ e pelo som em ‘Um sonho em Hollywood’ em 1945; ‘pelo som em ‘Rapsódia em azul’ em 1946; pelos efeitos especiais de ‘Uma vida roubada’ em 1947; e pelo som de ‘Belinda ‘ em 1949; e ‘Uma rua chamada pecado’ em 1952 – faleceu em 1952 aos 64 anos)

‘Cavadouras de ouro’ – Nathan Levinson (Warner Brothers - venceu por ‘A canção da vitória’ em 1943; ganhou um Oscar Honorário em 1941; foi indicado 3 vezes em seu primeiro ano, 1934, por ‘Rua 42, ‘Cavadouras de ouro’ e ‘O fugitivo’; por ‘Miss Generala’ em 1935; ‘Capitão Blood’ em 1935; ‘A carga da brigada ligeira’ em 1937; ‘A vida de Emile Zola’ em 1938; ‘Quatro filhas’ em 1939; pelo som e efeitos especiais de ‘Meu reino por um amor’ em 1940; pelo som e efeitos especiais de ‘O gavião do mar’ em 1941; pelos efeitos especiais de ‘O lobo do mar’ em 1942; pelo som de ‘Sargento York’ em 1942; pelos efeitos especiais de ‘Fugitivos do inferno’ em 1943; pelos efeitos especiais de ‘Águias americanas’ e pelo som de ‘Forja de heróis’ em 1944; pelos efeitos especiais de ‘As aventuras de Mak Twain’ e pelo som em ‘Um sonho em Hollywood’ em 1945; ‘pelo som em ‘Rapsódia em azul’ em 1946; pelos efeitos especiais de ‘Uma vida roubada’ em 1947; e pelo som de ‘Belinda ‘ em 1949; e ‘Uma rua chamada pecado’ em 1952 – faleceu em 1952 aos 64 anos)

‘O fugitivo’ – Nathan Levinson (Warner Brothers - venceu por ‘A canção da vitória’ em 1943; ganhou um Oscar Honorário em 1941; foi indicado 3 vezes em seu primeiro ano, 1934, por ‘Rua 42, ‘Cavadouras de ouro’ e ‘O fugitivo’; por ‘Miss Generala’ em 1935; ‘Capitão Blood’ em 1935; ‘A carga da brigada ligeira’ em 1937; ‘A vida de Emile Zola’ em 1938; ‘Quatro filhas’ em 1939; pelo som e efeitos especiais de ‘Meu reino por um amor’ em 1940; pelo som e efeitos especiais de ‘O gavião do mar’ em 1941; pelos efeitos especiais de ‘O lobo do mar’ em 1942; pelo som de ‘Sargento York’ em 1942; pelos efeitos especiais de ‘Fugitivos do inferno’ em 1943; pelos efeitos especiais de ‘Águias americanas’ e pelo som de ‘Forja de heróis’ em 1944; pelos efeitos especiais de ‘As aventuras de Mak Twain’ e pelo som em ‘Um sonho em Hollywood’ em 1945; ‘pelo som em ‘Rapsódia em azul’ em 1946; pelos efeitos especiais de ‘Uma vida roubada’ em 1947; e pelo som de ‘Belinda ‘ em 1949; e ‘Uma rua chamada pecado’ em 1952 – faleceu em 1952 aos 64 anos)

 

Melhor Direção de Arte

‘Cavalgada’ - William S. Darling (venceu outros 2 prêmios, por ‘A canção de Bernadete’ em 1944; e ‘Ana e o rei do Sião’ em 1947; foi indicado por ‘Lloyd´s of London’ em 1937; ‘Queridinha do vovô’ em 1938; ‘E as chuvas chegaram’ em 1940; ‘As chaves do reino’ em 1946 – faleceu em 1963 aos 81 anos)

‘Adeus às armas’ - Hans Dreier (venceu 3 prêmios, por ‘Gaivota negra’ em 1946; ‘Sansão e Dalila’ e ‘Crepúsculo dos deuses’ em 1951. Foi indicado duplamente em 1930, por ‘Alvorada do amor’ e O rei vagabundo’; ‘Alta traição’ na outra cerimônia de 1930; ‘Marrocos’ em 1931; ‘Adeus às armas’ em 1934; ‘Lanceiros da Índia’ em 1936; ‘Almas no mar’ em 1938; ‘Se eu fora rei’ em 1939; ‘Beau geste’ em 1940; duplamente indicado em 1941 por ‘Legião de heróis’ e ‘Levanta-te, meu amor!’;  ‘A porta de ouro’ em 1942; duplamente indicado em 1943, por ‘Vendaval de paixões’ e ‘Ela e o secretário’; também duplamente indicado em 1944 por ‘Por quem os sinos dobram?’ e ‘Cinco covas no Egito’; em 1945 também foi indicado 2 vezes, por ‘A mulher que não sabia amar’ e ‘Sem tempo para amar’; em 1946 também recebeu 2 indicações, vencendo uma delas, e sendo indicado por ‘Um amor em cada vida’; e ‘Flor do lodo’ em 1947 – faleceu em 1966 aos 81 anos) e Roland Anderson (indicado 15 vezes, por ‘Adeus às armas’ em 1934; ‘Lanceiros da Índia’ em 1936; ‘Almas no mar’ em 1938; ‘Legião de heróis’ em 1941; ‘Vendaval de paixões’ em 1943; ‘Ela e o secretário’ em 1943; ‘Um amor em cada vida’ em 1946; ‘Perdição por amor’ em 1953; ‘Ligas encarnadas’ em 1955; ‘Amar é sofrer’ em 1955; ‘Começou em Nápoles’ em 1961; ‘Bonequinha de luxo’ em 1962; ‘O pombo que conquistou Roma’ em 1963; ‘O bem-amado’ e ‘O preço do prazer’ em 1964 – faleceu em 1989 aos 85 anos)

‘A rival da esposa’ - Cedric Gibbons (venceu 11 prêmios,  por ‘A ponte de São Luís Rey’ em 1930;  ‘A viúva alegre’ em 1935; ‘Orgulho e preconceito’ em 1941; ‘Flores do pó’ em 1942; ‘À meia luz’ em 1945; ‘Virtude selvagem’ em 1947; ‘Quatro destinos’ em 1950; ‘Sinfonia em Paris’ em 1952; ‘Assim estava escrito’ em 1953; ‘Júlio César’ em 1954; ‘Alguém lá em cima gosta de mim’ em 1957; foi indicado por  ‘A rival da esposa’ em 1934; ‘Romeu e Julieta’ e ‘O grande Ziegfeld’ em1937; ‘O romance de Madame Waleska’ em 1938; ‘Maria Antonieta’ em 1939; ‘O mágico de OZ’ em 1940; ‘Divino tormento’ em 1941; ‘De mulher para mulher’ em 1942; ‘Na noite do passado’ em 1943; ‘A filha do comandante’ e ‘Madame Curie’ em 1944; ‘Kismet’ em 1945; ‘A mocidade é assim’ e ‘O retrato de Dorian Gray’ em 1946; ‘Madame Bovary’ em 1950; ‘Bonita e valente’ e ‘Danúbio vermelho’ em 1951; ‘Quo vadis’ e ‘Cedo para beijar’ em 1952; ‘A viúva alegre’ em 1953; ‘A rainha virgem’, ‘A história de três amores’ e ‘Lili’ em 1954; ‘A lenda dos beijos perdidos’ e ‘Um homem e dez destinos’ em 1955; ‘Eu chorarei amanhã’ e ‘Sementes da violência’ em 1956; ‘sede de viver’ em 1957 – faleceu em 1960 aos 67 anos)

 

Melhor Fotografia

‘Adeus às armas’ - Charles Lang (foi indicado outras 16 vezes, por , ‘O direito de amar’ em 1931; ‘Levanta-te, meu amor’ em 1941;  ‘O entardecer’ em 1942; ‘A legião branca’ em 1944; ‘O solar das almas perdidas’ em 1945; ‘O fantasma apaixonado’ em 1948; ‘A mundana’ em 1949; ‘Precipícios d´alma’ em 1953; ‘Sabrina’ em 1955; ‘Os amores secretos de Eva’ em 1956; ‘Vidas separadas’ em 1959; ‘Quanto mais quente melhor’, em 1960; ‘O jogo proibido do amor’ em 1961; ‘A face oculta’ em 1962; ‘A conquista do oeste’ em 1964; e ‘‘Bob & Carol & Ted & Alice’ em 1970; ‘Liberdade para as borboletas’ em 1973– faleceu em 1998 aos 96 anos)

‘Reunião em Vienna’ - George J. Folsey (indicado 13 vezes, por ‘Reunião em Viena’ em 1934; ‘A espiã 13’ em 1935; ‘Mulher sublime’ em 1937; ‘A filha do comandante’ em 1944; ‘agora seremos felizes’ em 1945; ‘Evocação’ em 1945; ‘Anos de ternura’ em 1947; ‘A rua do Delfim verde’ em 1948; ‘A rainha do mar’ em 1953; ‘Todos os irmãos eram valentes’ em 1954; ‘Sete noivas para sete irmãos’ em 1955; ‘Um homem e dez destinos’ em 1955; e ‘O balcão’ em 1964 – faleceu em 1988 aos 90 anos)

‘Sinal da cruz’ - Karl Struss (venceu um Oscar por ‘Aurora’ em 1929; foi indicado por ‘O médico e o monstro’ em 1932; ‘O sinal da cruz’ em 1934; e ‘Aloma, a virgem prometida’ em 1942 – faleceu em 1981 aos 95 anos)

 

Melhor Animação em Curta-metragem

‘Os três porquinhos’ – Walt Disney (ganhou um Prêmio Honorário pela criação do Mickey Mouse em 1932; outro Prêmio Honorário pela criação do desenho animado em longa-metragem ‘Branca de neve e os sete anões’ em 1939; Prêmio Honorário pela realização do filme ‘Fantasia’ em 1942; Prêmio Irving G. Thalberg em 1942; venceu 22 prêmios, por ‘Flores e árvores’ em 1932; ‘Os três porquinhos’ em 1934; ‘A tartaruga e a lebre’ em 1935; ‘Três gatinhos órfãos’ em 1936; ‘Primo da roça’ em 1937; ‘O velho moinho’ em 1938; ‘Ferdinando o Touro’ em 1939; ‘O patinho feito’ em 1940; ‘Me dê uma pata’ em 1942; ‘A face do Fuher’ em 1943; ‘Seal Island’ em 1949; ‘O vale do castor’ em 1951; ‘Nature's Half Acre’ em 1952; ‘Water birds’ em 1953;  ‘O deserto vivo’, ‘O esquimó do Alaska’, ‘Bear country’ e ‘Toot Whistle Plunk and Boom’, todos em 1954; ‘A planície imensa’ em 1955; ‘Men Against the Arctic’ em 1956; ‘Grand Canyon’ em 1959; ‘Ursinho Puff e o dia chuvoso’ em 1969; foi indicado por ‘Pai de órfãos’ em 1932; ‘Arranhando o céu’ em 1934; ‘A flecha do amor’ em 1936; ‘Bons escoteiros’, ‘Mamãe Ganso’ e ‘O alfaiatezinho valente’ em 1939; ‘Como treinar um pointer’ em 1940; ‘Truant Officer Donald’ em 1942; ‘The New Spirit’ e ‘The Grain That Built a Hemisphere’ em 1943; ‘Reason and Emotion’ em 1944; ‘Como jogar futebol’ em 1945; ‘O crime de Donald ‘me 1946; ‘Squatter's Rights’ em 1947; ‘Pluto's Blue Note’ em 1948; ‘Chip an' Dale’ em 1948; ‘Tea for Two Hundred’ em 1949; ‘Mickey e a foca’ em 1949; ‘Guerra de brinquedos’ em 1950; ‘Cordeiro, o Leão Medroso’ em 1952; ‘Ben e eu’ em 1954; ‘Rugged Bear’ em 1954; ‘Siam’ em 1955; ‘Pigs is pigs’ em 1955; ‘Suíça’ em 1956; ‘No hunting’ em 1956; ‘Samoa’ em 1957; ‘A verdade sobre mamãe Ganso’ em 1958; ‘Paul Gunyan’ em 1959; ‘Donald no país da matemática’ em 1960; ‘Mistérios nas profundezas’ em 1960; ‘A arca de Noé’ em 1960; ‘Islands of the Sea’ e ‘Golias II’ em 1961; ‘Aquamania’ em 1962; ‘A Symposium on Popular Songs’ em 1963; ‘produtor de ‘Mary Poppins’ em 1965 – faleceu em 1966 aos 65 anos)

‘Arranhando o céu’ - Walt Disney (ganhou um Prêmio Honorário pela criação do Mickey Mouse em 1932; outro Prêmio Honorário pela criação do desenho animado em longa-metragem ‘Branca de neve e os sete anões’ em 1939; Prêmio Honorário pela realização do filme ‘Fantasia’ em 1942; Prêmio Irving G. Thalberg em 1942; venceu 22 prêmios, por ‘Flores e árvores’ em 1932; ‘Os três porquinhos’ em 1934; ‘A tartaruga e a lebre’ em 1935; ‘Três gatinhos órfãos’ em 1936; ‘Primo da roça’ em 1937; ‘O velho moinho’ em 1938; ‘Ferdinando o Touro’ em 1939; ‘O patinho feito’ em 1940; ‘Me dê uma pata’ em 1942; ‘A face do Fuher’ em 1943; ‘Seal Island’ em 1949; ‘O vale do castor’ em 1951; ‘Nature's Half Acre’ em 1952; ‘Water birds’ em 1953;  ‘O deserto vivo’, ‘O esquimó do Alaska’, ‘Bear country’ e ‘Toot Whistle Plunk and Boom’, todos em 1954; ‘A planície imensa’ em 1955; ‘Men Against the Arctic’ em 1956; ‘Grand Canyon’ em 1959; ‘Ursinho Puff e o dia chuvoso’ em 1969; foi indicado por ‘Pai de órfãos’ em 1932; ‘Arranhando o céu’ em 1934; ‘A flecha do amor’ em 1936; ‘Bons escoteiros’, ‘Mamãe Ganso’ e ‘O alfaiatezinho valente’ em 1939; ‘Como treinar um pointer’ em 1940; ‘Truant Officer Donald’ em 1942; ‘The New Spirit’ e ‘The Grain That Built a Hemisphere’ em 1943; ‘Reason and Emotion’ em 1944; ‘Como jogar futebol’ em 1945; ‘O crime de Donald ‘me 1946; ‘Squatter's Rights’ em 1947; ‘Pluto's Blue Note’ em 1948; ‘Chip an' Dale’ em 1948; ‘Tea for Two Hundred’ em 1949; ‘Mickey e a foca’ em 1949; ‘Guerra de brinquedos’ em 1950; ‘Cordeiro, o Leão Medroso’ em 1952; ‘Ben e eu’ em 1954; ‘Rugged Bear’ em 1954; ‘Siam’ em 1955; ‘Pigs is pigs’ em 1955; ‘Suíça’ em 1956; ‘No hunting’ em 1956; ‘Samoa’ em 1957; ‘A verdade sobre mamãe Ganso’ em 1958; ‘Paul Gunyan’ em 1959; ‘Donald no país da matemática’ em 1960; ‘Mistérios nas profundezas’ em 1960; ‘A arca de Noé’ em 1960; ‘Islands of the Sea’ e ‘Golias II’ em 1961; ‘Aquamania’ em 1962; ‘A Symposium on Popular Songs’ em 1963; ‘produtor de ‘Mary Poppins’ em 1965 – faleceu em 1966 aos 65 anos)

‘The Merry Old Soul’ – Walter Lantz (indicado 10 vezes, ganhou um Oscar Honorário em 1979; foi indicado por ‘The merry old soul’ em 1934; ‘Jolly little Elves’ em 1935; ‘Boogie Woogie Bugle Boy of Company 'B'’ em 1942; ‘A vitrola maluca’ em 1943; ‘O acorbata maluco’ em 1944; ‘Fish fry’ em 1945; ‘O poeta e o camponês’ em 1946; ‘Miniaturas Musicais - Trechos Musicais de Chopin’ em 1947; ‘Misturada louca’ em 1955; ‘A Lenda do Pico da Canção de Ninar’ em 1956 – faleceu em 1994 aos 94 anos)

 

Bibliografia

 

- livros: - ‘O Oscar e eu’ – de Rubens Ewald Filho

  - ‘A história do Cinema Mundial’ – de Franthiesco Ballerini

  - ’85 anos do Oscar’ – de Robert Osborne

 

sites:

www.wikipedia.com.br

www.papodecinema.com.br

www.imdb.com

www.revistacinetica.com.br

www.adorocinema.com.br

www.youtube.com/MeuTioOscar

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